Canadair CL-415 durante um reabastecimento
Depois da avaria de um dos Canadair, no início da semana, ontem o segundo ficou igualmente inoperacional a partir da hora do almoço.
Quanto ao Beriev Be-200, esteve em manutenção, obrigatória a cada 55 horas de voo, quinta e sexta-feira e ficou de novo operacional pelas 19:30, demasiado tarde para intervir nesse dia.
"É como os automóveis, precisa de parar para manutenção", justificou o ministro António Costa, em declarações aos jornalistas.
O primeiro Canadair avariado foi entretanto substituído por dois aviões médios anfíbios fornecidos pela Air Tractor, com capacidade de 3.000 litros, e está a ser reparado em Salamanca, prevendo-se cerca de 20 dias de paragem.
Quanto ao segundo, ao início da noite não havia informações quanto à gravidade da avaria, embora fonte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) tenha afirmado haver expectativa de voltar a ficar operacional durante o dia de hoje.
Ontem estiveram ainda com paragens forçadas dois helicópteros, mas o SNBPC foi lacónico nas explicações, adiantando apenas que "há paragens que chegam a ser de apenas uma hora".
Num dos dias de maior necessidade, a falta de aviões pesados fez-se obviamente sentir, facto agravado devido às zonas algo inacessíveis onde se verificaram alguns incêndios, como o ocorrido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
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