domingo, agosto 06, 2006

Um ano de "blog"


Image Hosted by ImageShack
Um ano de "blog" Verão Verde

Hoje, dia 06 de Agosto, faz precisamente um ano que colocamos o primeiro texto na Internet, dando início a este espaço de reflexão que mantemos.

Neste momento, com mais de 34.000 visitas, de 50.000 "page views" e de 750 textos publicados, esperamos ter dado um pequeno contributo para a diminuição do flagelo dos incêndios florestais em Portugal e equacionamos algumas possíveis modificações.

A opção pelo formato actual, que tem óbvias limitações, deve-se à facilidade de introdução de textos, libertado tempo para outras tarefas essenciais, como a pesquisa ou a análise dos assuntos que aqui abordamos.

No entanto, cientes destas limitações, um dos principais objectivos para o segundo ano será o de reformular este espaço, agrupando os textos por áreas e facilitando a sua pesquisa e consulta, pelo que estamos a estudar a possibilidade de mudar o sistema de apresentação de um "blog" para um sistema mais sofisticado.

Consideramos que, sem uma organização temática e uma maior facilidade de pesquisa, muito do que está disponível acaba por se perder, em parte devido à falta de uma estrutura hierárquica que facilite manter textos sobre o mesmo tema devidamente agrupados e relacionados, facilitando a sequência de leitura.

Será, portanto, esta uma ideia para a qual esperamos a colaboração de quem tenha mais experiência do que nós neste tipo de implementação e futura migração.

Entretanto, neste primeiro aniversário, queremos deixar a todos quantos leem os nossos textos e nos têm apoiado ao longo de um ano de trabalho, muito especialmente aos que colocaram ligações nos seus "sites", os nossos agradecimentos enquanto esperamos que continuem connosco por muito tempo.

Sem comentários: