terça-feira, agosto 08, 2006

Massagem cardíaca

Por vezes a asfixia é acompanhada de paragem cardíaca. Nesse caso, para além de se ministrar à vítima respiração boca-a-boca torna-se necessário fazer-lhe também uma massagem cardíaca, para que o coração volte a bombear.

1º) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso externo. Ele começa acima do estômago. Coloque uma mão na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

2º) Abra as mãos e coloque uma sobre a outra, com as palmas viradas para baixo, os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas utilize apenas os dedos. A força a empregar deve variar de acordo com o tamanho da vítima.

3º) Em seguida faça pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o externo, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral. Descomprima em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

4º) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe os seus braços esticados.

5º) Alternar entre 30 manobras de massagem cardíaca e soprar 2 vezes na boca da vítima, caso se esteja a fazer respiração boca-a-boca. No caso de dois socorristas, o ritmo é de 5 massagens para cada 1 respiração.

6º) De cada vez que parar para fazer respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

Aplique este processo tantas vezes quantas necessárias até o restabelecimento dos movimentos respiratórios e batimentos do coração, sempre no mesmo ritmo. Tal como da primeira vez, recomendamos que se de todo possível não se desista até que chegue a assistência médica, pois mesmo que tudo pareça perdido pode ainda haver esperança para a vítima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde


Onde Esta

"5º) Alternar entre 15 manobras de massagem cardíaca e soprar 2 vezes na boca"

Deveria estar

5º) Alternar entre 30 manobras de massagem cardíaca e soprar 2 vezes na boca



www.Bombeiros-Portugal.net

M disse...

Muito obrigada pela rectificação, ViPeR5000! Já corrigimos o erro.