terça-feira, outubro 03, 2006

"Fase Charlie" terminou e avaliação vai começar


Image Hosted by ImageShack
Helicóptero durante um reabastecimento de água

Com o fim do mês de Setembro chegou ao fim a "Fase Charlie", a mais crítica dos incêndios florestais e aquela que mobiliza mais meios de combate, estando em vigos a "Fase Delta".

Será também esta a altura em que os primeiros balanços serão feitos, provavelmente de forma redutora com base na simples contabilização da área ardida e sem ter em conta quer o valor da mesma, nomeadamente no respeitante a zonas protegidas, nem tendo em conta o efeito dos incêndios de anos anteriores neste número.

Neste momento, já temos alguns comentários de dirigentes, que em breve publicaremos, mas também algumas conclusões que tiramos, com base nos números disponíveis, já estão perto de ser finalizadas, alertando para o quão enganador pode parecer a avaliação feita por alguns dos responsáveis políticos por esta campanha, baseada em poucos indicadores, apresentados de forma simplista.

Também começam a surgir as primeiras avaliações de desempenho em termos operacionais, com especial destaque para a do Beriev Be-200, que já analisamos e a provavelmente voltaremos quando houver uma decisão relativamente à aquisição ou não desta aeronave, tal como já o fizemos em relação ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, que necessita de ver o seu futuro devidamente equacionado.

Faltam os relatórios finais e, sobretudo eventuais propostas de alterações no sentido de melhorar o desempenho, de forma a que as lições deste ano sejam tidas em conta no futuro, não só de modo a aumentar a segurança de todos quantos estão envolvidos nesta luta, mas também como forma de homenagear os que este ano perderam a vida no combate às chamas.

Continuaremos, portanto, a acompanhar o rescaldo deste Verão e, tal como anteriormente, a propor pistas ou alterações que melhorem quer a objectividade na avaliação desta campanha, quer o desempenho nos anos que se seguem.

Sem comentários: