quarta-feira, outubro 04, 2006

Prevenção ou reconstrução?


Image Hosted by ImageShack
Incêndio em Ourém em 2005

Três famílias do concelho de Ourém, das localidades de Freixianda e Urqueira, receberam casas reconstruidas através de fundos recolhidos em campanhas de solidariedade promovidas pela Cáritas.

Esta instituição está a financiar a reconstrução de um total de 27 habitações, oito das quais no concelho de Ourém, no âmbito de um protocolo assinado com a autarquia local em Outubro de 2005.

O acordo prevê que seja a autarquia a fazer o levantamento e selecção e elaborar os projectos de reconstrução, cabendo à Cáritas o apoio financeiro na adjudicação e pretende recuperar as habitações destruidas pelos incêndios do Verão de 2005, que destruiram perto de um terço da área florestal de Ourém.

A Cáritas tem apoiado as vítimas dos incêndios de 2005 sobretudo nas Dioceses de Coimbra, Guarda, Leiria/Fátima e Vila Real, onde houve diversas habitações destruidas pelas chamas.

Não podemos deixar de salientar o esforço de solidariedade de todos quantos contribuiram para que estas famílias voltassem a ter um lar, bem como a importância da intervenção da sociedade civil, sem o que as vítimas dos incêndios de 2005 dificilmente teriam perspectivas de refazer a sua vida.

No entanto, devemos lembrar que a intervenção do Estado foi escassa, muitas vezes alheando-se dos problemas e que é necessário que a sociedade aja de forma proactiva, tomando medidas e colaborando de modo a prevenir os incêndios.

A nossa perspectiva, que não tem sido seguida pela maioria dos decisores e dos próprios fazedores de opinião, é a de que a mobilização da sociedade deve ser feita com antecedência, seja cumprindo as normas vigentes que visam prevenir os incêndios, que é o mínimo exigível, ou indo mais longe e colaborando activamente na própria prevenção.

No caso concreto da comunicação social, temos assistido a uma cobertura dos incêndios, muitas vezes explorando o sofrimento das vítimas, mas sem qualquer empenho na divulgação de acções que, pelos seus resultados, privassem os noticiários do seu principal tema de Verão.

Caso se verifique a alteração que propomos, provavelmente não haverá tantas famílias com a vida suspensa durante mais de um ano, enquanto esperam poder readquirir algum tipo de normalidade, já que será impossível esquecer os traumas resultantes da destruição do lar.

Sem comentários: