Corta-circuitos FIA, com 6 contactos
Basicamente, com algumas variantes, existem dois modelos de corta-circuitos, sendo um com dois contactos, que corta a corrente da bateria, e um modelo homologado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), com 6 contactos e cuja presença deve ser assinalada por um símbolo apropriado.
Num texto anterior abordamos sumariamente o primeiro modelo comercializado pela Land Rover, exemplificando um local de instalação possível, que consideramos, segundo as normas de segurança da FIA, dever estar ao alcance da mão do condutor sem que este tenha necessidade de mudar de posição.
Funcionamento de corta-circuitos FIA
O modelo FIA, para além de isolar a bateria, actua também sobre o sistema de ignição e o alternador, de modo a imobilizar o motor do veículo logo que é acionado.
É de ter em atenção que tal funciona em veículos com injecção electrónica, mas quando o sistema de corte é efectuado através de um descompressor manual, como nos Série a diesel, o desligar a ignição não terá os resultados esperados.
No entanto, o corte do alternador, evitando que este continue a gerar corrente, pode fazer optar por um modelo que custará algo mais, mas que tem algumas vantagens que serão mais evidentes nalguns modelos de veículos do que noutros.
Esquema de montagem de corta-circuitos FIA
Para além de uma operação semelhante, é igualmente necessário interromper o fio da ignição, de modo a que uma das pontas fique num dos conectores mais pequenos do corta-circuitos e a outra no outro que se encontra do mesmo lado, e proceder de forma análoga com o condutor que permite o funcionamento do alternador.
O esquema aponta para as ligações deste corta-circuitos, que se destina a imobilizar o veículo, cortando o motor, de modo a reduzir riscos de incêndio ou explosão, portanto com funções mais amplas do que o tradicional sistema de dois contactos.
Apesar do que surge ilustrado, o corta circuito é instalado no polo negativo da bateria, dado que a massa é, pela sua dimensão, de mais difícil isolamento e porque a fluxo eléctrico, com base em electrões de carga negativa, flui em direcção ao polo positivo.
Lembramos, no entanto, que é importante estudar a adquação ao veículo, pois nem todos tiram as devidas vantagens deste sistema mais complexo e dispendioso, pelo que deve ser feita uma análise cuidada do modelo a instalar.
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