sábado, novembro 18, 2006

Gmail: spam, RSS & chats


Image Hosted by ImageShack
Écran de Gmail com RSS

É realmente nas pequenas coisas que o Gmail se destingue, não obstante o foco na capacidade das caixas de correio, actualmente perto dos 2.7 Gb, algo particularmente útil a vários cibernautas que enfrentam problemas de falta de espaço.

No entanto, não é o encadeamento de mensagens que mais nos agrada no Gmail, dado recorrermos sobretudo ao Outlook, mas o facto de o correio da Google ser particularmente eficaz na filtragem de mensagens indesejáveis, vulgarmente conhecidas como "spam".

É notório que o algoritmo do Gmail funciona melhor do que os de servidores portugueses, o que será fácil de entender, tendo em conta o volume de correio recebido e a possibilidade de efectuar mais comparações, de modo a detectar quais as mensagens não individualizadas.

Também é interessante o funcionamento em conjunto com o Google Calendar, que o coloca num nível de integração superior ao dos seus concorrentes, bem como o sistema integrado de "instant messaging", particularmente útil para quem não pode usar o Messsenger devido a restrições profissionais ou a funcionalide de "feeds" RSS.

Tal como diz a Google, são as pequenas que fazem as grandes diferenças, mas para nós, os detalhes que mais contam não são aqueles que o próprio fornecedor mais destaca.

Sem comentários: