segunda-feira, novembro 12, 2007

Recorde do ano de número de fogos diário batido no sábado


Image Hosted by ImageShack
Bombeiro durante o combate a um incêndio

Com um tempo ainda quente e seco, embora com temperaturas a baixar, os incêndios continuavam a atingir o Norte do País, com dois fogos no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês ainda por controlar ao início da noite.

Um destes fogos foi declarado no lugar de Sapateiro, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, pelas 09:00 de Domingo, e ao cair da noite continuava com duas frentes activas.

Um total de 29 bombeiros apoiados por sete viaturas e reforçados por três brigadas de sapadores florestais, duas equipas de militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana e outra do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade combatiam as chamas, tendo, durante o dia a colaboração de um helicóptero.

Também no interior de uma área protegida, concretamente no Parque Natural do Douro Internacional, outro incêndio começou pelas 14:00 no lugar de Bruço, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança.

Catorze bombeiros, apoiados por quatro viaturas, combateram este incêndio que ficou controlado perto das 17:30.

Sábado passado foi o dia recorde em termos de ocorrências de fogos florestais durante o ano de 2007, segundo os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo a ANPC, quase foram registadas 282 ocorrências, entre fogos e fogachos, que moblizaram 3.677 efectivos e 1.033 viaturas, batendo largamente os 332 incêndios da passada terça-feira.

Apesar de a maioria destes fogos considerados "fora de época" serem de pequenas ou médias dimensões, em média inferiores aos que ocorrem no Verão, o elevado número de ocorrências acaba por dar origem a uma série de pequenas parcelas que adicionadas atingem um valor significativo que já contribuir para perto de um terço da área ardida este ano.

Sem comentários: