terça-feira, novembro 13, 2007

Três fogos activos em Viana do Castelo e Vila Real


Image Hosted by ImageShack
Populares observam a evolução de um incêndio

Durante esta segunda-feira, váriosos incêndios continuaram activos, atingindo sobretudo o Norte do País, onde se viveram as situações mais delicadas.

Na localidade de Portos, no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, no interior do perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), um incêndio era combatido por 21 bombeiros apoiados por cinco veículos, e reforçados por três brigadas do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e duas do próprio PNPG.

Em Vila Boa, no Concelho de Arcos de Valdevez, também no distrito de Viana do Castelo, outro incêndio detectado pelas 16:30 era combatido por 21 bombeiros apoiados por quatro viaturas.

Em Lamas Fervidelas, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, um incêndio que começou pelas 17:55 foi circunscrito perto das 20:00 depois de consumir uma área de mato.

No combate a este incêndio participaram 23 bombeiros apoiados por sete viaturas e por um grupo de reforço de incêndios florestais.

Mais a Sul, o incêndio que lavrou no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa desde as 18:00 foi dado como extinto pelas 20:30.

Com o avançar do mês de Novembro, após o pico do último fim de semana, o número de ocorrências tenderá a diminuir e a proximidade da época natalícia fará rapidamente esquecer a problemática dos incêndios e as vítimas que estes causam.

Será, pois, de insistir na conclusão e divulgação dos relatórios de acidentes, mormente o que analisa a queda do Dromader, fazendo o possível para que estes não sejam esquecidos e impedindo as conclusões de serem branqueadas.

Sem comentários: