sábado, novembro 17, 2007

Bases para modelos - 7ª parte


Image Hosted by ImageShack
Base representando o fim de uma estrada

Também é possível adquirir bases para miniaturas já feitas e a um preço reduzido, optando pelas que são feitas através de um processo de vácuo designado habitualmente por "vacumform".

Estas bases em plástico são extremamente finas e leves, mas constituem excelentes pontos de partida para cenas complexas, bastando proceder à sua decoração e, sugerimos, colando-as depois de finalizadas sobre uma placa de madeira ou de contraplacado, e modo a que ganhem rigidez.

Para os modelistas mais antigos, este tipo de base lembra as da saudosa "Bellona" actualmente fora de produção, mas as que hoje apresentamos são da firma inglesa Amera, que também faz as bases incluidas em diversos conjuntos da Airfix.


Image Hosted by ImageShack
Entrada de um tunel ainda por cortar

A Amera faz bases sobretudo a pensar em cenários de guerra, com ruinas, crateras ou trincheiras, em escalas diversas que vão desde, sensivelmente, o 1/100 até ao 1/35, mas muitos destes cenários podem ser usados em escalas diferentes das mencionadas no catálogo, sobretudo quando não incluem elementos artificiais vinculados a uma dada escala.

No "site" da Amera estão diversos exemplares pintados e decorados, alguns com figuras ou miniaturas adicionais, que permite avaliar a qualidade dos cenários que se podem construir com base nestas bases.

Com preços que podem ir desde os 3 euros até uma dezena, para cenários de dimensões razoáveis, os cenários podem ser encomendados directamente junto do fabricante, com pagamento via Paypal, ou num dos revendedores mencionados no "site".

Esta é uma solução prática e barata, apenas um pouco mais dispendiosa devido ao custo dos portes, mas que aconselhamos a quem opte por cenários mais complexos e não pretenda ocupar demasiado tempo com a sua concepção.

Sem comentários: