sexta-feira, março 31, 2006

Preço das inspecções obrigatórias vai aumentar


Image Hosted by Imageshack
Centro de Inspecções Automóveis

O preço a pagar pelas Inspecções Automóveis Obrigatórias (IPO) vai aumentar a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de Abril, sendo actualizado de acordo com a inflação média dos últimos 12 meses.

Uma portaria publicada esta quarta-feira em "Diário da República" determina o aumento das inspecções de veículos ligeiros em 49 cêntimos, ou seja, para 21.71 euros a que acresce 21% de IVA.

Por sua vez, a inspecção de veículos pesados será actualizada em 73 cêntimos, passando a custar 32.50 euros acrescidos de IVA, enquanto o preço a praticar nas inspecções de reboques e semi-reboques passa para 21.71 euros

As inspecções de carros com nova matrícula custarão 54.21 euros, sendo que a todos estes valores há que acrescentar o IVA.

Para além do custo directo para os proprietários particulares e empresariais, o aumento das inspecções têm impacto em diversas instituições humanitárias, forçadas a suportar os encargos resultantes de frotas numerosas.

Esta última situação afecta, entre outros, as corporações de bombeiros, que actualmente já não têm apoios financeiros para este efeito e sentem graves dificuldades em pagar esta despesa acrescida.

Sem comentários: