sábado, abril 01, 2006

Voluntários não conseguem pagar as despesas


Image Hosted by Imageshack
Viaturas dos bombeiros de Viseu em 2005

As corporações de bombeiros vão começar a receber, a partir de Abril, a verba que lhes é devida pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), relativa às despesas com a época de fogos do ano passado, segundo declarou o recém-nomeado coordenador do SNBPC de Viseu.

César Fonseca afirmou que tem a "garantia" do presidente do SNBPC de que "as despesas vão ser pagas a partir de Abril".

Na totalidade, são cerca de 10.000.000 de euros em dívidas que o Governo tem para com os bombeiros e esta verba, segundo Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, "é fundamental para a sobrevivência de muitas corporações" do País.

Os bombeiros estão "desconfiados" quanto ao pagamento da dívida, até porque, de acordo com Duarte Caldeira, o SNBPC "já tinha prometido pagar em Março e isso não sucedeu", pelo que "os bombeiros só vão acreditar quando receberem".

Rebelo Marinho, presidente da Federação de Bombeiros de Viseu, disse que a situação "das corporações está a ficar insustentável", não só devido à dívida "mas também porque agora têm mais despesas", dando como exemplo o pagamento das inspecções periódicas aos veículos.

Segundo disse ao Correio da Manhã uma fonte do sector, há corporações que têm os carros retidos em oficinas porque não têm dinheiro para pagar a factura e, noutros casos, viaturas andam nas estradas a "cair aos bocados".

Já por várias vezes foi noticiada a intenção de pagar estas dívidas, mas efectivamente o pagamento nunca foi concretizado e as corporações continuam à espera dos montantes em falta, sendo que a expressão "a partir de" é tudo menos tranquilizadora.

Também já referimos a necessidade de efectuar estes pagamentos com urgência, de modo a evitar a crescente desmotivação dos voluntários e a permitir os necessários treinos com os equipamentos que serão utilizados na época de incêndios que se avizinha.

Sem comentários: