segunda-feira, março 27, 2006

Seja um condutor "verde"


Image Hosted by Imageshack
Compre um carro "verde"

A nossa condução tem impacto no ambiente do Planeta em que vivemos, pelo que decidimos reproduzir, com pequenas alterações, alguns dos conselhos que o Fastaccess reuniu, de forma a ajudar os nossos leitores a conduzir de uma forma "mais verde" e económica.

1. Comprar um carro "verde"

a) Dentro dos limites do razoável, procure escolher um veículo pouco poluente. Tenha atenção às emissões do motor, expressas em gramas de dióxido carbono por quilómetro, ou g/km de CO2, e à economia ou consumo de combustível do motor. Baixas emissões, alta economia, é esta a máxima a aplicar no "mundo verde".

b) Tenha atenção ao fabrico do carro e dos acessórios e, se possível, escolha um fabricante com historial em termos de preocupações ambientais

c) Antes de comprar um carro, faça um "test-drive" num híbrido ou então espere pelo novo Citroen C3 Stop&Start, que estará brevemente no mercado português. Ficará surpreendido com o bom funcionamento das novas tecnologias

d) Experimente utilizar combustíveis alternativos, sobretudo os não derivados do petróleo, que a partir deste ano vêm a sua especificidade contemplada no Orçamento Geral do Estado a nível de benefícios fiscais.

e) Mantenha o mesmo carro durante mais tempo e não compre um novo todos os anos. Escolha um modelo durável, reduzindo assim o impacto ambiental.

2. Conduzir um carro "verde"

a) Circule a uma rotação constante e perto do binário máximo do motor. Tenha calma com o acelerador e poupará muitos euros na sua conta anual de combustível, tal como reduzirá as emissões de gases e evitará alguns aborrecimentos ao volante.

b) Viaje em horas menos movimentadas, evitando os períodos de maior tráfego. O mesmo percurso pode demorar metade do tempo, se o fizer fora da hora de ponta. Poupará tempo e dinheiro além de poluir menos.

c) Não seja desleixado com a manutenção do carro. Um carro em ordem, é um carro amigo do ambiente. Vá controlando o nível dos fluidos e a pressão dos pneus.

d) Conduza com as janelas fechadas e retire qualquer caixa ou objectos que estejam pendurados no tejadilho sem necessidade. Assim melhorará a aerodinâmica e economia do carro. Desligue o ar condicionado, a não ser que precise mesmo dele, dado que a utilização deste sistema aumenta em 10% o consumo de gasolina.

e) Tem espaço no carro para levar um passageiro? Então não o desperdice. A maioria dos carros apenas transportam uma pessoa, que poderia economizar muito dinheiro em gasolina se partilhasse a viatura diminuindo assim o consumo geral de combustível e tráfego. Planeie as viagens, partilhando os lugares vazios com colegas, amigos ou vizinhos.

f) Forme um clube de partilha de carros, como as que existem em Inglaterra. A ideia é simples: em vez de comprar uma viatura que usa ocasionalmente, junte-se a um grupo para adquirir o número de viaturas que considerarem suficientes e as dividirem entre si. Os carros serão propriedade dos clubes e você paga anualmente pela sua utilização.

3. Adoptar um estilo de vida "verde"

a) Não seja comodista, evite levar o carro. Em pequenos percursos, desloque-se a pé ou utilize uma bicicleta. Para viagens grandes, se for sózinho, recorra aos autocarros ou ao comboio. Não demorará muito mais tempo e poupará muito dinheiro.

b) Faça férias amigas do ambiente e não opte por uma grande viagem de carro. Consulte os novos pacotes de viagem verdes, que estão a ganhar cada vez mais popularidade. Poderá à mesma visitar todo o mundo, mas tendo em atenção como chega ao destino e onde fica quando chegar. Existem empresas que providenciam este tipo de viagens ecológicas e que vale a pena consultar.

c) Poupe água. Não recorra aos serviços de lavagens de carros, que gastam muito mais água que o fiável balde de água e esponja.

d) Reciclagem, que se aplica ao veículo e a tudo o que está dentro dele. Não atire para o lixo as garrafas ou recipientes de óleo, recicle-os.

Obviamente, existirão muitas outras possibilidades e sugestões que esperamos ouvir dos nossos leitores, de modo a ir completando a lista que agora publicamos.

A todos quantos nos enviarem sugestões ou que, pela sua atitude, contribuirem para um "Mundo Verde", aqui ficam os agradecimentos do Verão Verde.

Sem comentários: