segunda-feira, abril 10, 2006

Comunicado da APBV


Image Hosted by Imageshack
Site da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários

Relativamente ao facto do Presidente do SNBPC, Sr. Major-General Arnaldo Cruz admitir que "não existe qualquer informação sobre o número de Bombeiros Voluntários que existe no País", a APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários vem, pelo presente, informar:

Aquando da audiência que tivemos com o senhor Presidente do SNBPC constatamos que o mesmo está preocupado e sensibilizado com os Bombeiros Voluntários e com a prestação do socorro em Portugal.

A sua preocupação vem ao encontro das muitas preocupações que a APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários lhe transmitiu.

É verdade que não existem dados fiáveis para podermos contabilizar o número de bombeiros voluntários que realmente prestam serviço nos seus corpos de bombeiros.

Em muitos corpos de bombeiros estão inscritos mais de cem bombeiros. Todavia, somente trinta ou quarenta é que realmente cumprem a sua missão.

Existem corpos de bombeiros que possuem cinco secções. No entanto, se houvesse rigor estamos convictos que o número de secções diminuiria drasticamente.

Tal facto leva a que muitos dos Comandantes julguem poder contar com cem bombeiros, mas na realidade só poderão contar com um número muito inferior, o que irá, em muitos casos, debilitar a sua capacidade organizativa e operacional.

Se não houver rigor, esta situação irá agravar ainda mais a crise financeira que muitas das Associações detentoras dos Corpos de Bombeiros estão a atravessar.

E irá porquê? Porque têm de investir em mais equipamento de protecção individual, entre outros, para que os seus bombeiros possam prestar um melhor socorro com segurança. Feitas as contas, equiparam cem bombeiros. No entanto, metade, ou até menos, é que utilizaram esse equipamento (capacetes, fardamento, casacos Nomex, etc.) e meios ao longo do ano.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários está extremamente preocupada com a possível falta de bombeiros para integrarem os Grupos de Primeira Intervenção.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários tem a solução para estes e outros problemas. Basta, para tal, que haja vontade por parte dos governantes em ouvir-nos e consultar-nos sempre que o entendam.

Com isto queremos deixar um simples recado aos nossos governantes: Ouçam os Bombeiros Voluntários, os homens e as mulheres que andam todos os dias no terreno, que conhecem as dificuldades, os problemas e que, na maioria dos casos, têm a solução para os mesmos.

Os Bombeiros de Portugal têm de ser dignificados e, acima de tudo, ouvidos pela Tutela.

Convém não esquecer que a APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários já foi ouvida por dois presidentes do SNBPC.

A APBV, já solicitou audiência ao senhor Ministro da Administração Interna. Fomos informados, pelo Gabinete do MAI, que o pedido de audiência havia sido remetido para o Secretário de Estado da Administração Interna. Voltamos a solicitar ao Secretário de Estado da Administração Interna uma audiência e, até hoje, ainda não obtivemos qualquer resposta ao nosso pedido.

Os Bombeiros Voluntários de Portugal têm uma associação que os representa de facto. Essa associação é a APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários está devidamente constituída, tem os seus órgãos sociais eleitos, tem representatividade em 14 distritos, bem como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários além de querer representar, defender e dignificar os Bombeiros Voluntários quer, também, apresentar propostas que visem a melhoria do socorro em Portugal e propostas que sejam a solução para muitos dos problemas existentes no sector.

Sem comentários: