segunda-feira, abril 10, 2006

Câmara de vigilância NC1000W10


Image Hosted by Imageshack
Câmara de vigilância remota NC1000W10

Os sistemas de vigilância e observação remota têm para nós uma grande importância, dado permitirem, por um custo módico, manter sob controle áreas importantes durante 24 horas por dia.

A Gadspot IP NC1000W10 é um exemplo interessante dos recentes avanços tecnológicos, combinando uma câmara com infra-vermelhos com um computador dentro de um sistema de reduzidas dimensões e de fácil instalação.

O interesse fundamental deste equipamento é o facto de possuir no seu interior um servidor de "web" que permite ser acedido via uma rede de IP, LAN ou WAB, e está disponível a quem tenha um simples "browser", como o Internet Explorer ou o Firefox.

A configuração é feita acedendo via IP e pode ser feita a partir de um computador com os sistemas operativos e "browsers" mais comuns, usando um programa de configuração contido na própria câmara, a qual se encontra protegida por dois níveis de "passwords".

Com possibilidade de servir até 20 utilizadores em simultâneo, a NC1000W10 apresenta as seguintes características principais:

• Visão nocturna via infra-vermelhos
• Até 30 imagens por segundo
• Alta qualidade de serviço para múltiplos utilizadores
• Comunicação sem fios segundo o protocolo IEEE 802.11b
• Detecção de movimento com envio de imagens via FTP e email
• GPIO permite acionamento externo e envio de alarme de movimentos
• Microfone integrado para envio de som
• Visualização em "browsers" sem necessidade de uma aplicação específica
• Gravação remota e controle de "snapshot" em páginas web
• Antena incorporada que pode ser substituida por uma mais potente

Sabemos que existem vários equipamentos semelhantes no mercado, com preços entre os 150 e os 200 dólares, a que acresce o envio e impostos, mas pelas suas características, pareceu-nos interessante apresentar aqui este modelo que inclui algumas funções inovadoras.

Com ligação a uma antena ou sistema emissor mais sofisticado, capaz de ultrapassar o alcance de 400 metros em exterior da configuração de origem, e montado num posto móvel, este sistema permite, a partir de uma base fixa, visualizar imagens em tempo real e sem custos de transmissão inerentes a outro tipo de equipamentos que usam a rede GSM.

Deixamos aqui este exemplo, que poderá ser substituido num futuro breve, tal a velocidade com que estes equipamentos são actualizados, para que os nossos leitores imaginem as várias utilizações possíveis deste equipamento, as quais, com um pouco de imaginação, serão certamente muito variadas.

Sem comentários: