quarta-feira, abril 12, 2006

Comunicado da APBV


Image Hosted by Imageshack
Site da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários

Relativamente à notícia divulgada por um órgão de comunicação social, na qual afirma que "os Voluntários recebem 70 milhões de euros por ano", a APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários vem, pelo presente, informar:

Julgamos um absurdo e extremamente inflacionados os valores divulgados. Feitas as contas corresponde a uma despesa média de 32.500 contos por Corpo de Bombeiros.

A APBV conhecendo a realidade de muitas Associações, e a crise financeira que muitas delas atravessam, questiona como seria possível gastarem-se tais montantes só para pagamento de ordenados?

Se querer pôr em causa este prestigiado órgão de comunicação social, gostaria que me apresentassem os dados em que se basearam para divulgarem tais valores.

É verdade que as Associações detentoras dos Corpos de Bombeiros têm bombeiros remunerados. Esses bombeiros não são profissionais. São, sim, bombeiros voluntários ASSALARIADOS. Apesar de serem assalariados, pertencem aos quadros dos Corpos de Bombeiros e depois da hora de trabalho, prestam serviço voluntário no seu corpo de bombeiros.

Se assim não fosse, então os Corpos de Bombeiros Voluntários passariam de Voluntários a Mistos.

Com isto quero dizer que existem Corpos de Bombeiros Municipais Mistos, ou seja, têm elementos que são bombeiros PROFISSIONAIS e bombeiros voluntários.

A APBV entende que se querem partir para a profissionalização dos bombeiros, que o façam.

Será excelente para os nossos directores porque deixarão de se preocupar em operarem verdadeiros milagres financeiros, dormirão as noites descansados e, muitos deles, deixarão de ser fiadores dos empréstimos bancários contraídos pelas suas Associações.

Apesar das associações terem de contraírem empréstimos bancários não significa que não exista boa gestão financeira.

Se as associações o fazem é por uma razão muito simples: O Estado e a maioria das autarquias não apoiam devidamente as Associações e os próprios Bombeiros Voluntários.

Com toda esta polémica que tem sido levantada, alguém já interrogou os autarcas, a ANMP e o próprio Estado se estão dispostos a suportar o custo para serem detentores de um Corpo de Bombeiros Profissional no seu município?

Já foram feitas bem as contas do quanto custaria ao Estado, às autarquias e aos bolsos dos contribuintes (convém não esquecer que nós elementos da APBV e Bombeiros Voluntários também somos contribuintes) a profissionalização dos bombeiros?

Estranho imenso as notícias que ultimamente têm sido divulgadas. E estranho mais quando estamos a pouco mais de um mês do início da Fase Alfa (15 de Maio).

Na minha opinião o Governo tem de tomar medidas sobre tudo o que se está a passar.

Digo isto por uma razão muito simples: Tem de se dignificar, incentivar, acarinhar e apoiar os Bombeiros Voluntários de Portugal. Os milhares de Homens e Mulheres que prestam um serviço gratuito à comunidade e ao Estado, sem nada lhes pedir em troca e, mais grave, em alguns casos perdem as suas próprias vidas no cumprimento da sua missão.

Lamentavelmente, isto não está acontecer.

Com tudo o que se está a passar, está-se sim a denegrir a imagem dos Bombeiros Voluntários e, quem sabe, a tentarem aniquilar o voluntariado em Portugal.

Sem comentários: