sexta-feira, maio 25, 2007

Google Calendar Mobile


Image Hosted by ImageShack
Google Calendar num telemóvel

É cada vez mais evidente a aposta do Google nos dispositivos móveis, com a disponibilização sucessiva de serviços que incluem, por exemplo, o acesso ao correio electrónico, a notícias ou a sistemas de localização.

Esta opção faz todo o sentido, uma vez que o número de telemóveis e outros dispositivos móveis em uso excede em muito o de computadores pessoais, sendo um mercado de vital importância com muitas vertentes ainda por explorar.

Como complemento, foi agora disponibilizado o Google Calendar para dispositivos móveis, permitindo o acesso a este organizador e agenda a partir de qualquer parte do Mundo onde exista rede móvel.

escrevemos previamente sobre o Calendar, descrevendo de forma sumária um conjunto de características que o tornam particularmente útil devido ao facto de estar inteiramente baseado na Internet, sendo, portanto, independente de qualquer dispositivo físico do utilizador.

Esta portabilidade e, agora, transportabilidade, vem reforçar a perspectiva de que, com a melhoria das comunicações e da velocidade de transmissão de dados, é possível equacionar soluções cada vez mais interactivas e independentes da plataforma escolhida pelo utilizador, bastanto um mínimo de recursos e um "browser" para a aceder a um grande número de aplicações.

Brevemente, equipamentos com as aplicações do Google pré-instaladas serão disponibilizados por marcas conhecidas, como a LG, transpondo para os telemóveis o que antes só estava disponível nos computadores, naquilo que é uma demonstração da estratégia de expansão em mercados importantes, sobretudo de países em vias de desenvolvimento, onde a Internet ainda não atingiu os números a que estamos habituados.

Esta será uma opção a ter em conta para quem disponha de dispositivos móveis com acesso à Internet, a qual pode vir a ser utilizada em conjunto com outras aplicações do Google, constituido uma solução integrada onde gestão de agenda, correio electrónico, serviços informativos ou geolocalização convirjam num só equipamento de reduzidas dimensões que pode ser utilizado em quase qualquer lado.

Nestes dois últimos anos, verificaram-se inúmeras evoluções e sistemas que então concebemos, baseados em computadores portáteis, podem hoje ser substituidos por equipamentos muito mais móveis, com desempenhos perfeitamente aceitáveis e muito mais adequados a missões na área da emergência ou do socorro.

Sem comentários: