segunda-feira, maio 21, 2007

Recuperação de informação em discos rígidos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Esquema de um disco seccionado

Na sequência do texto anterior, verifica-se que existem situações em que, sendo reconhecido a nível do equipamento e aparentando estar em bom estado, o disco parece inacessível e não permite o arranque do computador.

Neste caso, poderá ser uma questão apenas a nível lógico, pelo que a reposição ou reconstrução da estrutura de informação através de um programa apropriado poderá resolver o problema e permitir de novo aceder à informação.

Mesmo na posse de um programa adequado, existem alguns passos importantes e que devem ser respeitados, de modo a perservar a informação que ainda possa vir a ser recuperada, evitando precipitações ou opções para as quais não haja retorno possível.

Em primeiro lugar, nunca se deve efectuar nenhuma operação que implique a manipulação da informação contida no disco que se pretende recuperar.

Este aspecto é crucial e, caso o serviço seja encomendado a uma empresa, esta deve ser inquirida quanto ao método, sendo nosso conselho que, caso optem por trabalhar directamente sobre o disco original, escolher uma outra via de recuperação.

Assim, o método a seguir é o de instalar o disco de onde se quer retirar a informação como segunda unidade num computador cujo primeiro disco, ou "master" necessita de dispor do espaço suficiente para gravar os dados que puderem ser recuperados.

Desta forma, não existe o perigo de comprometer uma segunda tentativa, com um "software" diferente, o qual poderia ser ineficaz caso houvesse alterações na estrutura de dados, do que pode resultar a impossibilidade da sua recuperação.

Normalmente, a opção é a de instalar um disco como defenitivo, com o sistema operativo, normalmente da família Windows, e utilitários devidamente configurados, instalar o "software" de recuperação e assumir que o disco onde estão os dados não voltará a ser a unidade primária antes de serem efectuadas as operações de recuperação e ser formatado e totalmente reinstalado.

Sem comentários: