domingo, maio 20, 2007

Recuperação de informação em discos rígidos - 1ª parte


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Disco rígido comum com controlador IDE

Os discos rígidos, apesar da sua crecente fiabilidade, continuam a ser dos componentes informáticos que mais se avariam e aqueles de cuja falha pode resultar um maior prejuizo.

A maior parte dos discos em uso doméstico utilizam um controlador IDE, ATA ou SATA, havendo poucos com ligações SCSI ou controladores externos, pelo que esta reflexão se vai basear nos modelos mais comuns.

Uma falha num disco pode derivar de problemas a nível do seu próprio funcionamento físico ou a nível lógico, concretamente na forma como organiza e indexa a informação a qual pode deixar de ser coreente, resultando na sua inacessibilidade.

Neste último caso, o problema pode ter origens tão diversas como uma acção deliberada ou acidental por parte do utilizador, um vírus informático ou uma falha a vários níveis, sendo inclusivé possível que uma falha física momentânea provoque um erro lógico.

Um primeiro teste de despistagem, conhecido por todos quantos têm alguns conhecimentos de informática, consiste em verificar a configuração do equipamento, de modo a certificar-se de que o disco se encontra correctamente instalado em termos físicos e, eventualmente, proceder a uma reconfiguração.

Caso o disco não seja reconhecido, a segunda opção, quando possível, tende a ser instalá-lo num segundo computador e verificar se é identificado e correctamente configurado.

Se o disco contínua a não ser identificado correctamente, o mais provável é haver uma falha a nível físico, a qual normalmente implica uma reparação num laboratório, algo particularmente dispendioso e que deve ser equacionado perante o valor da informação nele contido e da qual não existem cópias de segurança.

Existem diversas empresas especializadas na recuperação física de discos, a qual pode passar pela simples troca da placa lógica de controle, algo que é uma operação realizável em diversos modelos sem o recurso a técnicas ou instrumentos sofisticados, ou que pode implicar a sua desmontagem completa, algo que requer equipamentos indisponíveis para o utilizador comum e mesmo para a esmagadora maioria das empresas informáticas.

Neste caso, o nosso conselho é que escolham uma empresa especializada e com larga experiência, mesmo que tal seja mais dispendioso, pois mesmo nas melhores condições, esta é uma operação particularmente delicada e que, infelizmente, nem sempre acaba da melhor forma.

3 comentários:

JORGE disse...

A recuperação discos rígidos em laboratório é um osso que me está atravessado na garganta. Há uns meses atrás mandei recuperar, na Tecnosupra, um disco de um computador com dados importantes de facturação. Como o orçamento foi de 1600euros, ponderei, ponderei, ponderei e não adjudiquei o serviço pedindo a devolução do disco. Para meu espanto, voltei a experimentar o disco por curiosidade e ele estava a funcionar. QUERIAM LIMPAR-ME 1600euros!!!

Nuno Cabeçadas disse...

Sem entrar em casos particulares, esta é uma área em se podem conseguir grandes lucros tirando partido do desespero de quem perdeu informação preciosa.

Aliás, foi esta uma das razões que levaram a escrever uma sequência de textos alertando para algumas situações.

Por vezes, o simples facto de o computador perder a configuração ou esta ficar danificada faz perder o acesso ao disco, bastando para o recuperar reconfigurá-lo.

Outra alternativa é testar noutro computador para ver se o erro é mesmo do disco.

Um abraço

Fundador disse...

Passei por aqui e deparei-me com um texto deveras confuso, não entendo o ponto de vista do HaroMan:

A tal empresa pediu 1600 euros e ele não aceitou mas o disco estava a funcionar quando o ligou. Será que não deveria agradecer à empresa por devolver um disco a funcionar quando o entregou avariado!?

Esta faz lembrar a do polícia que multa um indivíduo por não ter licença do cão, ainda que o dito infractor insistisse dizer que o cão não era dele e que nem sequer tinha cão, mas o excesso de zelo do polícia levou-o a dizer "se não tem cão compre-o, da multa não se livra".

Uma empresa sem profissionalismo não lhe entregaria um disco a funcionar de borla caro HaroMan.

Bons passeios e agradeça a essa empresa, a menos que acredite em milagres.

Fialho das voltinhas

Abraço