quarta-feira, maio 23, 2007

Recuperação de informação em discos rígidos - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Écran de software de recuperação da Ontrack

O "software" a que estamos mais acostumados, realizado pela Ontrack, funciona de forma quase automática, sendo apenas necessário dar informações básicas relativamente à localização da informação que se pretende recuperar e ao seu destino.

Nestes casos, não se justifica recuperar todo o conteúdo do disco, mas tão somente os dados dos quais não existem cópias de segurança, já que o disco não deverá ser utilizado no seu actual estado e antes de ser novamente formatado, eliminando assim possíveis fontes de futuros erros.

Tipicamente, serão as áreas de documentos pessoais e partilhados dos vários utilizadores a ser recuperadas, sendo de lembrar que diversos programas armazenam dados em locais específicos.

Para o sistema operativo, o disco a recuperar aparecerá, na maior parte dos casos que conhecemos, como espaço não particionado ou com um sistema de ficheiros desconhecido, não se devendo efectuar sobre este qualquer tipo de operação, por muito inofensiva que esta possa parecer.

Após accionado, o "software" da Ontrack tentará refazer no disco principal o sistema de ficheiros danificado, dando indicações sobre o seu conteúdo e a possibilidade de o recuperar, bastanto, para dar início ao processo assinalar quais as pastas a recuperar e qual o destino destas.

Este é um processo lento, que pode demorar desde minutos a várias horas, dependendo do volume de dados, do estado real do disco e das características do computador, sendo aconselhável suspender todos os processos que possam degradar a "performance" do sistema e manter o computador ligado a uma fonte de alimentação ininterrupta, de modo a que uma súbita alteração na corrente eléctrica não resulte num problema grave.

Como método utilizado, temos optado por instalar os programas e defenir os utilizadores no novo disco antes de proceder à recuperação dos dados, de forma a que estes sejam colocados nos locais apropriados e se verifique a sua consistência através do "software" que os vai manipular, evitando assim surpresas desagradáveis no futuro.

Sem comentários: