sábado, maio 26, 2007

FACES 4.0: o retrato-robot ao alcance de todos


Image Hosted by ImageShack
Exemplo de um retrato-robot

Na sequência de dois textos que abordaram a questão de pessoas desaparecidas, um relativamente a Madeleine McCann e outro no sentido de actualizar periodicamente as fotografias, de modo a mantê-las tão actuais quanto possível, e no dia sguinte ao dedicado às pessoas desaparecidas, optamos por publicar um texto complementar sobre os "sketchs" policiais ou "retratos-robot".

Com a disseminação da informática, era expectável que várias técnicas que obrigavam a recorrer a pessoal especializado pudessem passar a ser desempenhadas por computadores com o necessário "software" instalado, colocando ao dispor de qualquer utilizador disposto a aprender agumas técnicas os recursos antes apenas ao alcance de um restrito grupo de especialistas.

A IQ Biometrix foi uma das primeiras empresas a desenvolver "software" destinado às forças policiais, capaz de permitir de forma rápida obter composições faciais a partir de múltiplos elementos sobreponíveis disponíveis numa extensa base de dados.

O princípio, em sí, é simples e baseia-se num processo faseado em que, partindo de um conjunto de opções gerais, como os contornos do rosto, o nariz ou a boca, se vão adicionando e modificando elementos sucessivamente mais específicos até ser obtida uma representação tão real quanto possível da imagem que se pretende reproduzir.

O FACES, um programa que acompanhamos desde a versão 3.0, tem vindo a evoluir desde há longos anos, incluindo cada vez mais elementos e uma maior flexibilidade, tornando-o particularmente fácil e rápido de usar, factor essencial quando o tempo é precioso, e sendo a escolha de agências policiais como a CIA, o FBI ou as informações militares americanas.


Image Hosted by ImageShack
Écran do FACES 4.0 durante uma composição

Para além do CD com o "software", está incluido um guia do utilizador com 40 páginas e um livro de características faciais com 160 páginas para ser utilizado nas entrevistas com testemunhas oculares.

Está também incluida, após registo, suporte técnico via telefone ou correio electrónico pelo periodo de 90 dias.

As características principais do FACES 4.0 são:

Criação de imagens de qualidade fotográfica
Geração de uma chave alfanumérica única para cada composição
Extensa base de dados com 4.400 características faciais
Funciona em qualquer computador com sistema operativo Windows sem "software" adicional
Características específicas para faces latino-americanas, africanas ou asiáticas
Diversas tonalidades de cor de cabelo
Marcas faciais, como cicatrizes, borbulhas, tatoos ou "piercings"
Melhoramento na variação de idade
Chapéus, bonés etc, destacáveis
Capacidade de compor o formato final em formato JPG
Integração com o sistema de alerta TRACK
Indicador de "Não é uma fotografia real"
Capacidade de passagem sequencial tipo "slide"
Sistema de "zoom" e posicionamento melhorado

Sendo um producto muito específico, provavelmente interessará a um conjunto reduzido dos nossos leitores, mas numa altura em que a problemática do desaparecimento de pessoas ganha especial interesse, consideramos que será útil passar esta informação adicional, esperando que contribua de alguma forma para ajudar a encontrar quem há muito está ausente conta a sua vontade.

Sem comentários: