terça-feira, dezembro 06, 2005

Bombeiros Voluntários criam Associação para defender os seus direitos


Image Hosted by Imageshack
Land Rover Defender B.V. Armamar

Formalmente constituída a 25 de Novembro, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV), pretende dar resposta a problemas jurídicos, sociais e médicos, entre outros, que os voluntários enfrentam, colmatando uma lacuna existente no país, afirmou à Lusa Paulo Jesus, mentor da criação da APBV.

"Os bombeiros municipais e sapadores são representados pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, as associações humanitárias dos corpos de voluntários são representadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, mas os bombeiros não têm nenhum representante", disse.

Paulo Jesus, bombeiro há mais de 20 anos e actualmente no quadro da reserva dos Voluntários de Espinho, afirmou que a ideia é dar apoio aos milhares de voluntários salientando que "existem centenas de voluntários que em determinadas situações sentiram-se sózinhos no momento em que necessitaram que os esclarecessem sobre determinadas matérias ou quando precisaram que os defendessem".

Além de apoiar juridicamente e socialmente os voluntários, a APBV pretende apresentar um conjunto de propostas ao Governo para alteração do Estatuto Social do Bombeiro, defendendo que os "bombeiros devem ter benefícios fiscais em sede de IRS e estar isentos das taxas de saneamento e resíduos sólidos, que são cobradas na factura da água".

A Associação pretende ainda chamar a atenção para a necessidade de se apostar mais na formação dos bombeiros, para dar uma reposta mais eficaz e pronta a todas as situações de socorro com que estes se defrontam.

Fazemos votos para que esta Associação alcance os seus objectivos e seja um factor de unidade e consenso numa área em que se têm verificado demasiados conflitos e dissonâncias, com os resultados que todos conhecemos, quer para os próprios Bombeiros, quer para a população em geral.

Sem comentários: