segunda-feira, dezembro 05, 2005

NASA WorldWind


Image Hosted by Imageshack
Imagem de satélite Landsat no WorldWind

De conceito semelhante ao Google Earth, que já aqui mencionamos, mas da responsabilidade da Agência Espacial Norte Americana, o WorldWind é um sistema de observação geográfico baseado na informação de satélites que esta entidade dispõe em órbita permanente.

Este projecto inclui diversas possibilidades de observação, dado que as diferentes redes de satélites que estão disponíveis fornecem informações sob diferentes angulos e sujeitas a processamentos específicos conforme o fim a que se destinam.

Para utilizar este importante recurso a nível de informação geográfica, desenvolvido em cooperação com o TerraServer da Microsoft, é necessário descarregar e instalar um programa próprio, tal como acontece com o Google Earth, e dispor de uma ligação de alta velocidade à Internet.

Chamamos a atenção para o facto de o download do programa necessário ser algo lento, dado estarmos a falar de quase 53 Mb de informação, bem como do número restrito de placas gráficas que são compatíveis, pelo que será aconselhável verificar os requesitos exigidos antes de considerar a utilização deste programa.

A título de exemplo, podemos informar que chipsets conhecidos como o Intel 815 ou um grande número de placas ATI não são compatíveis, não obstante serem utilizados por alguns dos maiores fabricantes de computadores.

É também necessário um sistema operativo Windows 2000 ou XP e ter instalado o "runtime" do Microsoft .NET e do DirectX para utilizar este programa, e que vinham previamente incluidos no download do WorldWind que na versão completa acabava por atingir os 182 Mb.

Para quem se interesse por geografia ou orientação, o WorldWind é bem vindo e vem complementar, com as suas diferentes perspectivas, os vários programas igualmente gratuitos já disponíveis nesta área.

Sem comentários: