sábado, dezembro 10, 2005

Land Rovers militares em Portugal - 1 ª foto


Image Hosted by Imageshack
Range Rover da GNR e Lightweight da Armada

As forças armadas e de segurança portuguesas utilizaram ao longo dos anos diversos modelos de Land Rover nas mais variadas missões, sendo nosso propósito lembrar alguns deles, sobretudo modelos mais raros ou que, de alguma forma, se tenham distinguido.

Nesta foto o veículo mais interessante, dada a sua raridade, parece ser o Range Rover da GNR, pintado de branco e provavelmente destinado a funções de representação protocolar.

A matrícula desta versão descapotável, o único exemplar com esta característica que conheço, é GNR L-13 e já é do modelo aprovado pela Comunidade Europeia, tendo sido fotografado no Parque Eduardo VII em Lisboa.

O Lightweight da Armada aparenta ser uma versão standard, provavelmente destinada sobretudo ao Corpo de Fusileiros e com capacidade para operar nas inúmeras missões que esta força especial desempenhou durante os conflitos em África, mas que permaneceu ao serviço muito após o termo desta guerra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto ao RR a questão da raridade não se põe, embora seja um modelo de produção anterior a 85, devido á grelha, talvez 84 se os retrovisores forem de origem. Já vi o veículo ao vivo e tudo indica tratar-se de uma transformação caseira, suponho que se destina apenas a utilização em parada, duvido que esteja homologado.

M. Barroco de Melo

Nuno Cabeçadas disse...

A raridade do RR é a de ser descapotável, não a de ser de um ou outro modelo.

Quando contactei a GNR, um dia em que o veículo apareceu, ninguém me soube dizer quem era o artista responsável, mas destina-se a funções de representação e transita na via pública, não apenas em paradas.