segunda-feira, dezembro 31, 2018

Primeiros vídeos do novo Defender


É cada vez mais evidente que a apresentação do novo Land Rover Defender está para breve, prevendo-se que no início do próximo ano, e que as vendas começarão no ano seguinte, com a sucursal americana a anunciar para 2020 a disponibilidade do novo modelo, que começa a surgir em imagens e vídeos oficiais.

A Land Rover tenta ligar este novo modelo aos seus antepassados, como herdeiro da linhagem iniciada nos antigos Serie, exibindo as capacidades deste Defender fora de estrada, atestando do seu comportamento e robustez e da aptidão para circular nos percursos e trajectos mais difíceis, sendo ainda incerto quais as soluções técnicas adoptadas, mas que, presume-se, terão muito mais de electrónica e a inexistência do antigo eixo rígido.

A Land Rover nos Estados Unidos tem vindo a divulgar vídeos destinados a atrair a atenção de potenciais clientes, num país onde, por razões de segurança, a venda do anterior Defender foi proíbida, pelo que os poucos veículos legais, os primeiros produzidos e que, consequentemente, não estavam abrangidos pela legislação entretando adoptada, atingem preços sem paralelo no mercado europeu.

Entende-se assim o entusiasmo e as expectativas da Land Rover americana, para quem este novo Defender vem ocupar um lugar num segmento de onde a marca se encontrava ausente desde há muito, e não apenas substituir um veículo produzido até há poucos anos atrás e que, efectivamente, sempre manteve o seu lugar entre os todo o terreno duros de produção recente.

domingo, dezembro 30, 2018

Opções de faca para "kit" de sobrevivência

No seguimento do texto anterior, propomos duas alternativas, com preços mais elevados, mas com uma maior resistência e com um tipo de lâmina que permite outras opções, sendo autênticas facas que, apesar da sua dimensão reduzida, se revelam fáceis de empunhar e utilizar, oferecendo segurança e robustez.

Nem todos os utilizadores apreciam lâminas dobráveis, um sistema que permite reduzir a dimensão total da faca, mas que acrescenta um ponto de complexidade e vulnerabilidade, por vezes mais a nível psicológico do que prático, mas que, na altura de decidir, tem importância decisiva, podendo levar a optar por um modelo em detrimento de outro.

O modelo dobrável, em aço inoxídável 5CR15, tem um comprimento total de 200 milímetros, reduzidos a 130 quando dobrada, a lâmina mede 70 milímetros, com 21 de largura e 3 de espessura, com um nível de dureza 57HRC, dispondo ainda de um conjunto de pequenos acessórios incorporados, que permite abrir latas.

De lâmina fixa, com um comprimento total de 185 milímetros e uma lâmina com 90 milímetros de comprimento, por 28 de largura e 3 de espessura, em aço 3CR13 e dureza 55HRC, protegida por uma bainha de 10 centímetros, esta faca tem dois tipos de serrilha, em lados opostos da lâmina, e uma corda, que contribui para a facilidade de empunhar, sendo patente que os 10 Euros que custa, menos 3 do que o modelo anterior, corrresponde a uma qualidade ligeiramente inferior, sendo certo que será, sobretudo, a configuração a ter o maior peso na decisão.

sábado, dezembro 29, 2018

Ferramenta com lâmina rectráctil

Uma pequena lâmina, semelhante à dos bisturis, incorporada numa ferramenta de usos múltiplos pode revelar-se útil em diversas situações, sobretudo em locais mais remotos, pelo que este utensílio em aço inoxidável, disponível na cor do metal natural ou em negro, será uma opção a ter em conta.

A lâmina, em aço inoxidável de elevada resistência, é retráctil, podendo ficar completamente recolhida ou em duas posições distintas de corte, tendo parafusos de montagem que evitam movimentos imprevistos, e um sistema de segurança que mantém a lâmina fixa na posição pretendida.

Para além da função de corte, a configuração da ferramente permite o seu uso para remover cápsulas de garrafas ou como chave de parafusos, com um corte que, para além de reduzir o peso, e eventualmente o custo, facilita o seu transporte num mosquetão ou num outros sistema de suspensão.

A extensão total varia entre os 11 e os 15 centímetros e o peso é apenas de 45 gramas, e a sua configuração esguia facilita o seu transporte num bolso, tendo este utensílio um preço que fica um pouco acima dos 3 Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

sexta-feira, dezembro 28, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 6ª parte

Por outro lado, não podemos deixar de lamentar que tenham sido removidos indevidamente por populares diversas peças ou partes da aeronave, num dos casos colocando destroços à venda, o que, obviamente, constitui um crime, nem o facto de não existir um cordão de segurança que protegesse os vários vestígios, evitando furtos e preservando o local do acidente tão intacto quanto possível para futuras investigações.

Também é de lamentar que este acidente tenha sido conotado com o conflito existente entre a LBP e o ministério da Administração Interna, envolvendo aqui a ANPC, pelo que várias das alegações feitas, ou mesmo erros ou falhas reportados, podem resultar do actual clima de confronto, sendo necessário analizá-las com a prudência e reserva que o bom senso impõe.

Os relatórios preliminares da ANPC apontam para falhas de comunicação e nos procedimentos, assumindo agora que houve falhas da parte da NAV, que demorou 20 minutos a efectuar os contactos necessários, a falta de contacto imediato com a Força Aérea, os CDOS que não atendem chamadas, o envio de meios inadequados, neste caso a GNR, que tratou o caso como um falso alarme, o facto de o 112 não ter dado o seguimento adequado às chamadas recebidas, numa sequência de erros absolutamente lamentáveis.

Como se os erros não bastassem, a "fita do tempo", com dados pessoais dos envolvidos no acidente, incluindo os dos tripulantes, testemunhas, investigadores chegou a estar disponível na Internet, algo absolutamente inaceitável que viola princípios básicos de privacidade pessoal e da reserva inerente a uma investigação em curso.

quinta-feira, dezembro 27, 2018

Gorro com iluminação "led"

Destinados, sobretudo, a corredores ou ciclistas, os gorros com iluminação "led" são uma solução alternativa para os sistemas de iluminação para a cabeça, tendo um preço muito competitivo, entre os 3 e os 4 Euros, incluindo portes, e a mais valia de oferecer alguma protecção contra o frio.

Para algumas intervenções mecânicas, o pequeno volume destes gorros, que amortecem pequenos impactos, representa uma mais valia, oferecendo um perfíl muito baixo, praticamente insignificante, enquanto os 5 "leds" proporcionam uma iluminação intensa de luz branca, que se revela muito eficaz a curtas distâncias.

Um par de baterias, do tipo CR 2032, alojadas no interior, num compartimento onde se encontra o pequeno botão para ligar e desligar, proporciona 12 horas de uso contínuo, após o que a intensidade da luz vai diminuindo, extinguindo-se após 24 horas de utilização, numa opção que, para situações de emergência, pode ser mais adequado ao de uma bateria interna recarregável, dado que a substituição das pilhas demora escassos segundos.

Este tipo de gorro, confortável, quente e de baixo preço, serve se suporte a diversos tipos de dispositivo, que incluem luzes, sistemas de mãos livres, ou uma combinação dos dois, numa solução cujo preço ronda a dezena de Euros, com o sistema de "leds" a revelar-se de melhor qualidade, e que, natualmente, oferece possibilidades diferentes, podendo revelar-se um investimento a ter em conta.

quarta-feira, dezembro 26, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 5ª parte

Acresce o facto de, como consequência da violência do impacto, que se presume ter sido numa torre de comunicações sem iluminação, os destroços ficaram espalhados por uma faixa com perto de 700 metros, pelo que a localização de um vestígio pode não apontar para o local onde os destroços de maiores dimensões e os corpos dos ocupantes se encontravam.

Esta demora na localização, tendo em conta o local e as condições climatéricas, não nos espanta, sendo que, na ausência de um sinal que facilite a localização, existem locais mais propensos a acidentes, nomeadamente linhas eléctricas ou torres de comunicações situadas em locais elevados, onde a possibilidade de colisões são maiores, e que devem ser verificados numa primeira fase.

Assim, enquanto o tempo necessário a comunicações e ao processamento das informações necessárias para activar os meios de soccorro adequados, e que está estimado em perto de duas horas, é manifestamente exagerado, no limite inadmissível, o espaço de tempo em que decorreram as operações no terreno, tendo em conta os condicionalismos existentes, parece perfeitamente justificável, sem atrasos ou demoras difíceis de entender.

Aliás, o esforço no terreno, que envolveu diversas entidades ligadas ao socorro e à segurança, bem como a preciosa colaboração de residentes na zona, alguns dos quais dispunham de veículos todo o terreno, é de louvar, não se poupando a esforços e sacrifícios numa operação que, à partida, era difícil e com um desfecho, infelizmente, quase certo.

terça-feira, dezembro 25, 2018

Feliz Natal de 2018

Numa tradição que mantemos desde que iniciamos este "blog", vimos desejar a todos os nossos amigos e leitores, bem como às respectivas famílias um Natal muito feliz, agradencendo a vossa presença e incentivo ao longo dos já dos anos, e já são alguns, durante os quais temos vindo a manter este "blog".

Nesta época, que se pretende de paz e esperança, não podemos deixar de lembrar todos aqueles que mais precisam de apoio, mesmo que este seja apenas uma palavra amiga, que contribua ultrapassar um período onde os sentimentos, seja de alegria, seja de tristeza, são sentidos com maior intensidade, e para os quais vai a nossa solidariedade.

Também não esquecemos aqueles que, pelas mais diversas razões, não podem passar esta época com aqueles que lhes são mais queridos, muitos dos quais o fazem por razões profissionais, sendo certo de que, sem o seu sacrifício, todos teriamos um Natal menos calmo e seguro.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

segunda-feira, dezembro 24, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 4ª parte

Desconhecemos se a PSP, que se deslocou a local, deu conhecimento da ocorrência a outras instâncias, e nesse caso a que hora efectuou a comunicação, ou se foi considerado como um falso alarme, sem que tenha havido algum seguimento, ficando assim sem efeito e sem consequências os avisos dados pelas populações da zona.

Sabe-se apenas que a Protecção Civil apenas pelas 20:30 terá sido devidamente informada e accionado os meios adequados para acorrer a uma ocorrência deste tipo, ou seja, perto de duas horas após o acidente, algo que, caso houvesses sobreviventes, poderia ter consequências particularmente graves, com feridos numa zona montanhosa e expostos a condições extremas e a possibilidade de perderem a vida devido ao atraso no socorro.

Tal como acontece na maior parte deste tipo de ocorrências, foram os bombeiros os primeiros a acorrer, reforçados pelos meios de voluntários locais, sobretudo pelos que possuem veículos com capacidade para circular fora de estrada, e que bateram o local, acabando por, já nas primeiras horas de domingo, encontrar os restos da aeronave e os corpos dos ocupantes.

Sem ter sido accionado um sistema de localização de emergência, mudando o sinal do "transponder", o que se entende assumindo que o acidente resultou de uma colisão, com queda imediata, a localização do helicóptero foi morosa, sendo manifesto que a georeferenciação via equipamentos de comunicações oferece uma muito menor precisão em locais remotos, com menos antenas de comunicações e sinais fracos, do que na malha urbana, onde a densidade de redes e equipamentos de comunicações favorece uma localização precisa.

domingo, dezembro 23, 2018

Localizadores de baixo custo

Não sendo novidades, os preços dos pequenos sistemas de seguimento e localização baseados na rede GSM, e que não incluem um receptor de sinal de GPS, têm vindo a descer consecutivamente, pelo que nos dias de hoje é possível adquirir um dos modelos mais baratos por entre 5 e 6 Euros.

Alguns modelos possuem sistema de audição, que transmite o som ambiente, e suportam cartões de memória, onde ficam armazenados os dados recolhidos, sendo comum o carregamento via cabo USB e as dimensões poderem ser tão pequenas como 35 x 20 x 14 milímetros, o que permite ser colocado na coleira de um animal doméstico de pequenas dimensões.

O princípio básico de funcionamento é comum, com um cartão SIM destinado a assegurar as comunicações, que pode ser aquele que, contratualmente, inclua o maior pacote de SMS pelo menor preço, e que será o maior encargo deste tipo de solução que, em zonas urbanas, se revela suficientement eficaz para responder positivamente a muitas situações.

Em contrapartida, em zonas mais remotas, onde o sinal de rede é mais fraco e degradado e a distância entre torres de comunicações é francamente superior, estes localizadores perdem eficácia, justificando-se o acréscimo para um modelo que possua um receptor de GPS e, caso o uso seja intensivo, sugerimos um que suporte comunicação via GPRS, para envio de dados.

sábado, dezembro 22, 2018

"Do not unwrap until 2019"

Com a mensagem "Do not unwrap until 2019", a Land Rover começou a apresentação oficial do novo Defender, cujo lançamento está previsto para o início do próximo ano, vindo confirmar que as imagens publicadas eram, efectivamente, do novo Defender e não de um outro modelo da marca.

Naturalmente, nem tudo foi revelado, continuando a faltar fotos do interior e muitos dos detalhes exteriores, alguns deste muito relevantes para haver uma ideia completa do conjunto, mas é patente que o novo Defender estará disponível com chassis longos e curtos e tem uma altura ao solo superior à de outros modelos recentes da própria marca.

As opções de motorização serão, provavelmente, idênticas às do Discovery Sport, com o 2.0 litre diesel Ingenium de 180 cavalos a ser, quase certamente, o mais acessível, mas estarão presentes versões de 2.0 litros a gasolina, e um 3.0 sobrealimentado, com a possibilidade de uma versão híbrida ser disponibilizada no futuro.

Depois de uma longa espera, parte da qual decorreu após o termo da produção do último Defender, surge o seu sucessor, numa configuração completamente diferente, muito mais moderno, que se espera mantenha uma capacidade fora de estrada digna dos pergaminhos dos seus antecessores, numa linhagem que se iniciou com o Serie 1, ainda nos anos 40.

sexta-feira, dezembro 21, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 3ª parte

Perto das 19:40, a NAV alertou a Força Aérea, responsável por activar a busca e salvamento neste tipo de ocorrência, o que terá acontecido 20 minutos após ter sido informada, tendo sido enviado um helicóptero de salvamento, a partir da Base do Montijo, que ficou retido no Porto, sem participar nas operações dado que não havia condições de segurança para voar no local do acidente.

A ser verdade que três CDOS não atenderam as chamadas, tal é gravíssimo, e a justificação de que, por trabalharem em rede, será normal que tal aconteça, e portanto que quem pretende contactar o sistema efectue chamadas sucessivas até ter sucesso, com todo o tempo que decorre neste processo, é, no mínimo, absurda, sendo de lamentar que alguém assuma este facto com a normalidade que faz crer que tal é absolumante normal.

Se tal fosse correcto, então o sistema telefónico do CDOS que se visse impossibilitado de atender reencaminharia imediatamente a chamada, e tal aconteceria sucessivamente até haver atendimento, não cabendo a quem, numa situação de urgência, percorrer a lista de telefones de emergência até ser atendido, num processo moroso, penoso e com consequências que podem ser da maior gravidade.

O primeiro alerta terá sido, efectivamente, feito por parte de residentes na zona, que ouviram o helicóptero ainda em voo, e estranharam o facto, dadas as condições meteorológicas sentidas no local, e se aperceberam do impacto, e eventualmente de alguma explosão, tendo alertado as autoridades policiais que se deslocaram ao local, não tendo encontrado nada que confirmasse a informação.

quinta-feira, dezembro 20, 2018

LBP contesta diplomas do Governo - 4ª parte

A manifestação de confiança nos bombeiros, excluindo a LBP é, naturalmente, uma forma de tentar provocar divisões, mas será contraproducente, sendo óbvio e imediato que os bombeiros irão ficar solidários com as suas organizações e não com um Governo cujas declarações demonstram falta de respeito, podendo considerar-se insultuosas.

Aliás, alguns dirigentes políticos, que manifestamente ignoram a realidade do sector tentaram seguir este tipo de abordagem, excluindo a LBP, enquanto os mais sensatos, que conhecem a realidade nacional, optam pela via do diálogo, sabendo que hostilizar os bombeiros, mesmo quando estes incorram em atitudes discutíveis, será sempre de evitar, agravando uma situação já de sí muito complexa.

Não escutando os bombeiros, e fazendo as cedências razoáveis que serão essenciais à manutenção de uma relação equilibrada, gera-se uma noção de tentativa de imposição, e mesmo de humilhação, por parte do Governo, dificultando ou, no limite, impossibilitando qualquer diálogo até que exista uma mediação adequada ou um recuo por parte de quem impôs as suas opções, algo que, infelizmente, pelo comportamento arrogante que tantas vezes demonstra, será improvável.

Prevemos que irá haver uma mediação por parte da Presidência da República, cedências por parte do Governo e, eventualmente, a queda de alguns dirigentes políticos, que noutro país incluiriam o ministro da Administração Interna e a cúpula da ANPC, e que a pressão dos bombeiros voluntários, que em Portugal tem um papel único, irá fazer vingar o essencial das suas reivindicações, nomeadamente na vertente organizativa, eliminando a maioria das alterações que os diplomas aprovados em Outubro pretendiam introduzir.

quarta-feira, dezembro 19, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 2ª parte

O último contacto com a aeronave terá ocorrido pelas 18:37 e a resposta 2 minutos depois, confirmando que iria manter uma altitude de 1.500 pés, sendo perdido o contacto via radar pelas 18:55, algo que não é, só por sí, alarmante, dada a baixa altitude a que voam os helicópteros e à orografia do terreno sobrevoado.

Ultrapassada a hora prevista para a aterragem e passada meia hora após o último contacto, de acordo com o protocolo para estas situações, a torre de controle do Porto contactou as autoridades policiais e os Bombeiros de Valongo, para além de efectuar tentativas de contacto através dos telemóveis dos tripulantes.

Foram ainda contactados locais de aterragem alternativos, na eventualidade de, como consequência das más condições meteorológicas, a aeronave ter optado por um local onde se verificassem melhores condições, incluindo-se aqui o Aeródromo de Baltar e o heliporto de Massarelos, como forma de esgotar as diversas possibilidades que excluíssem uma situação de maior gravidade.

Segundo as informações disponíveis, após perda de contacto com a aeronave, a NAV, Navegação Aérea, tentou, sem sucesso, contactar sucessivamente os Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, Braga e Vila Real, descendo geograficamente, acabando por conseguir entrar em contacto com o CDOS de Coimbra, que procedeu aos necessários alertas.

terça-feira, dezembro 18, 2018

Land Rover Owners de Janeiro de 2019 já nas bancas

Já chegou aos locais de venda habituais a edição de Janeiro de 2019 da Land Rover Owners International, tendo como destaque da capa um Defender 110 dado como perdido e posteriormente recuperado, servindo de exemplo para quem pretenda efectuar uma operação semelhante, mesmo que com outro modelo de veículo.

Também merece destaque, sobretudo nesta época de chuvas que se avizinha, os diversos métodos para desatascar um veículo, que dependerão, naturalmente, das circunstâncias exactas, bem como dos recursos disponíveis, mas que serão inspiração para quem queira antecipar soluções caso se defronte com uma situação parecida.

Um Discovery 1 com um milhão de milhas, perto de 1.600.000 quilómetros, o melhoramento da capacidade de iluminação de um veículo, algo sensível em vários modelos de Land Rover, mas que pode ter implicações legais entre nós, sendo de ter em conta as diferenças de legislação entre os dois países.

Tal como acontece com outros números desta revista, complementam esta edição diversos artigos que relatam as actividades de clubes espalhados por todo o Mundo, a apresentação de alguns novos produtos, bem como o teste prolongado a outros, mais antigos, sempre complementados pela extensa publicidade temática, a que acrescem as diversas secções regulares, naquela que continua a ser a publicação independente sobre Land Rover mais popular.

segunda-feira, dezembro 17, 2018

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 1ª parte

A queda de um helicóptero ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no final da tarde do passado sábado, que se lamenta, pela perda da equipa composta por quatro elementos, piloto, co-piloto, médico e enfermeira, que transportava, veio colocar sob debate, mais um vez, um conjunto de problemas a nível do socorro, desta vez decorrendo durante o conflito entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o Governo.

O facto de o helicóptero Augusta 109 voar sob condições meteorológicas muito desfavoráveis, regressando à sua base após ter entregue um doente no hospital de destino, no Porto, é, para nós, algo que carece de explicação, dado que, cumprida a missão, um voo nestas condições, de alto risco, parece, sem uma justificação, algo de completamente impensável.

No entanto, e enquanto tal não é apurado, são as dificuldades de comunicações e a demora em activar os meios de socorro adequados a este tipo de ocorrência, e ao local onde, com toda a probabilidade, ocorrera, que levantam polémica, colocando a Protecção Civil debaixo de fogo.

O cronograma com os diversos eventos e acções relevantes, após confirmação de cada, é essencial para entender o que se passou, e se houve falhas, sendo certo que os inquéritos e investigações por parte das várias entidades envolvidas neste processo virão a trazer alguma luz, contendo a especulação que hoje grassa.

domingo, dezembro 16, 2018

Alternativas ao mercado britânico - 3ª parte

É de notar que para objectos mais pequenos, o custo dos portes tende a ser exagerado, com o mínimo a ficar, para a maioria dos vendedores, entre os 12 e os 15 Euros, pelo que, caso a ideia seja comprar algo com este tipo de características, o valor final tenderá a ser pouco competitivo, salvo se o preço do objecto em sí for de tal forma baixo que compense os portes, o que será raro e, portanto, pode implicar demasiadas pesquisas inúteis e uma espera prolongada com escassas possibilidades de sucesso.

Em qualquer caso, será sempre de pedir um orçamento para portes, se possível com alternativas, do que pode resultar uma redução substancial do valor destes, mesmo que tal implique uma maior demora na recepção da encomenda, e planear as encomendas de forma a que o impacto destes no conjunto dos produtos seja o menor possível, estabelecendo a que quantidade corresponde o menor valor de portes unitários.

Não temos dúvidas que, concretizando-se o Brexit, muitas empresas, sobretudo as de maiores dimensões, baseadas em Inglaterra se irão igualmente instalar em território comunitário, o que permitirá manter a actividade de forma sensivelmente idêntica e transparente para os clientes, mas para empresas mais pequenas serão muitas as dificuldades a enfrentar, já que muitos clientes não pretenderão suportar nem as demoras, nem os encargos de uma importação.

Por outro lado, independentemente de qualquer alteração comunitária, avaliar outras opções será sempre vantajoso, permitindo aumentar o número de opções e a de concretizar bons negócios, pelo que sugerimos aos nossos leitores que comecem por avaliar o mercado alemão, eventualmente através do EBay, fazendo a sua apreciação pessoal e preparando-se para uma eventualidade que pode vir a realizar-se dentro de meses.

sábado, dezembro 15, 2018

Sistemas de navegação de baixo preço - 3ª parte

Estão ainda presentes diversos programas, como leitor de E-book, conversor de unidades, vários jogos, o que permite uma razoável flexibilidade de utilização, potenciadas pelo altifalante incluído, pela capacidade de AV-IN, mas prejudicado pela ausência de microfone e de comunicação "bluetooth", algo que seria de esperar num modelo de muito baixo custo.

É suportada transmissão FM, comunicando assim com o rádio do veículo, bem como o recurso a dispositivos externos, conectados através de uma ligação 3.5 milímetros, com informações adicionais a poderem ser gravados num cartão TF com um máximo de 32 Gb de capacidade.

A bateria interna de iões de lítio de 1.500 mAh proporciona uma boa autonomia, o suficiente para um dia de uso, e o cabo incluído permite carregar através da tomada de isqueiro do veículo, mesmo que neste esteja um conector USB, operando a temperaturas que podem variar entre os 0 e os 60º.

Com apenas 13.6 x 8.5 x 1.7 centímetros e pesando apenas 390 gramas, a que acresce o peso dos acessórios, mapas para a União Europeia, incluindo Reino Unido e Rússia, mas com opção para outros países, este modelo concreto pode ser encontrado à venda por perto de 28 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo uma opção que consideramos interessante para quem pretenda um sistema de navegação fácil de transportar e de baixo custo.

sexta-feira, dezembro 14, 2018

LBP contesta diplomas do Governo - 3ª parte

Ao excluir-se da estrutura da ANPC, e portanto deixando de aceitar ordens dos comandos distritais, os bombeiros deixam todo o dispositivo de combate aos fogos e o próprio sistema de socorro, tal como o conhecemos, abalado e sem recursos adequados, numa situação completamente insustentável e que irá, no final, mesmo chegando-se a um acordo, irá deixar feridas abertas e um clima de desconfiança permanente.

Manifestamente, o Governo não sabe lidar com estruturas de voluntários, por um lado pela sua independência e autonomia face ao poder central, formal e instituido, por outro por não entender qual o tipo de reconhecimento a que estes aspiram, e que, por não serem pagos, se centra essencialmente na gratidão e no respeito, o que exclui relações onde a prepotência impera, sendo que neste caso há um imediato repúdio e afastamento.

As ameaças por parte do ministro da Administração Interna, considerando ilegal as decisões da LBP, garantindo que o Governo assegura a segurança dos portugueses, enquanto ameaça os bombeiros com processos na justiça será a mais inadequada neste tipo de caso, sabendo-se que os voluntários podem, a pedido e sem consequências para os próprios, abandonar o voluntariado, provocando, neste caso concreto, problemas muito graves.

O facto de os diplomas não estarem aprovados pelo Conselho de Ministros é fraco, sabendo-se que não será neste orgão, onde a maioria dos presentes pouco conhece o assunto com a profundidade para avaliar a legislação proposta, pelo que poderá, no limite e por razões políticas, adiar uma decisão, sem introduzir as alterações sugeridas pela LBP.

quinta-feira, dezembro 13, 2018

Alternativas ao mercado britânico - 2ª parte

Naturalmente, e não obstante alguns vendedores introduzirem palavras em inglês para pesquisa, só pesquisando através da palavra alemã se podem encontrar todos os items pretendidos e comparar os respectivos preços, sendo assim possível efectuar negócios mais favoráveis.

Actualmente, o Google Translate oferece traduções de muito boa qualidade, cujos resultados podem ser validados efectuando uma pesquisa de imagens com base na palavra obtida, o que permite facilmente verificar se corresponde ao efectivamente pretendido e, inclusivé, encontrar outras alternativas de tradução, as quais, por sua veze, deverão ser validadas recorrendo ao mesmo método.

Por outro lado, a maioria dos vendedores domina o inglês, o que permite comunicar nesta língua, mas, mais uma vez, caso surjam obstáculos, os sistemas de tradução existentes na Internet permitem resolver a maioria dos impasses, aconselhando-se a enviar a mensagem em inglês e alemão, como forma de facilitar ao destinatário a confirmação do conteúdo e reduzir as possibilidades de erros de interpretação.

Os preços dos portes, dependendo do método de envio e para pesos e volumes médios, como um par de "jerry cans" de 20 litros, podem variar entre os 14 e os 20 Euros, podendo este último valor aplicar-se a encomendas com peso e volume francamente superior, o que facilita em muito aquisições com algum volume ou efecutadas conjuntamente por diversos interesados.

quarta-feira, dezembro 12, 2018

LBP contesta diplomas do Governo - 2ª parte

As decisões do Governo, tomadas à revelia da LBP e da sua experiência no terreno, poderão aumentar os custos das operações, aumentando as distâncias a percorrer em missões de socorro, diminuir a eficácia no socorro, dificultar a coordenação no terreno e mobilização dos meios mais próximos ou estabelecer comandos com base na proximidade geográfica.

A LBP, no encontro onde particparam mais de 200 associações, decidiu que, ao cortar relações com a ANPC, deixa de passar informações a esta Autoridade, que optou por não comentar esta decisão inédita, em vigor desde as 00:00 de 09 de Dezembro, e que permanecerá activa por prazo indeterminado.

É óbvio que, sendo a protecção civil e o socorro assuntos particularmente sensíveis e delicados, e que nos afectam a todos e não apenas aos intevenientes mais directos, a ausência de consenso, e mesmo de um diálogo adequado, terá sempre consequências gravosas, mesmo que os bombeiros, através da LBP garanta que a segurança das populações não fica comprometida pelas opções que agora toma.

Com um sistema de socorro que se baseia, em grande percentagem, no voluntariado dos bombeiros, qualquer tipo de conflito com estes, sobretudo se evitável através de um maior diálogo, pode ter consequência grave e a saída da alçada da ANPC, em direcção a um comando autónomo, implicará sérios problemas de coordenação a nível nacional, sendo certo de que os meios do Estado, incluindo os da GNR, não podem suprir tamanha falta.

terça-feira, dezembro 11, 2018

A responsabilidade extraviada - 3ª parte

A organização do Estado, com as suas complexidades e disfuncionalidades, e aqui pode-se e deve-se incluir a morosidade do sistema judicial, são a melhor defesa de quem descura os seus deveres, pondo em risco, e por vezes permitindo a morte, dos cidadãos que, através de inúmeros impostos e taxas, sustentam uma máquina que não corresponde ao exigível e muitos funcionários que, manifestamente, são incapazes de desempenhar funções de responsabilidade.

O emaranhado de leis, muitas delas contraditórias, de regulamentos indecifráveis ou tecnicamente inviáveis, a não atribuição de recursos adequados a entidades inspectivas e o labirinto que percorre a documentação, mesmo a mais relevante, que não raramente nunca chega ao seu destino, permanecem, desde há muito, como seguro de decisores e funcionários contra qualquer tipo de responsabilização.

Quando é aos mesmos, nas suas várias faces de um mesmo personagem sinistro, que se confia todo o processo, acção, avaliação ou inspecção, do natural conluio apenas se pode esperar uma conclusão, o ilibar, sob qualquer pretexto, objectivo ou processual, de toda e qualquer responsabilidade, permitindo a todos, com raras excepções, prosseguir uma carreira que prejudica gravemente o interesse público, beneficiando apenas uns poucos, que parece sobreviveram a tudo.

Tal como noutros processos anteriores, como os resultantes dos incêndios, mas também de outros acidentes, como a queda de uma árvore no Funchal, iremos acompanhar a evolução do inquérito e, caso se chegue a essa fase, do julgamento, esperando que um dia os responsáveis pelas inúmeras situações de que resultaram vítimas venham a ser punidos, sem o que este lamentável ciclo de irresponsabilidade nunca será interrompido, premiando, efectivamente, quem despreza a vida e a segurança de todos.

segunda-feira, dezembro 10, 2018

LBP contesta diplomas do Governo - 1ª parte

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) decidiu abandonar de imediato a estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), deixando, eventualmente, de participar no dispositivo de combate aos fogos, nem estando presente em cerimónias oficias com a presença de membros do Governo, como forma de protesto contra os diplomas sobre as estruturas de comando recentemente aprovados.

A maior contestação vai contra a nova lei orgânica da futura Autoridade Nacional de Emergências e Proteção Civil, que será o futuro nome da atual ANPC, bem como um conjunto de propostas aprovadas pelo Governo no passado dia 25 de Outubro na área da proteção civil e do socorro, entre estes a intermunicipalização dos bombeiros ou a criação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

Entre as reivindicações da LBP encontra-se a pretensão a uma direção nacional de bombeiros, autónoma independente e com orçamento próprio, a um comando autónomo de bombeiros e ao cartão social do bombeiro, mas também um conjunto de questões com impacto operacional e organizacional que foram propostas ao Governo e aguardam resposta que, tendo em conta os diplomas aprovados, poderá nunca vir.

A questão do comando e organização dos bombeiros, que segundo a LBP são responsáveis por 98% do socorro em Portugal, é um ponto fulcral, sendo a reposição das zonas operacionais essencial para a funcionalidade e a rápida intervenção de meios, contrapondo esta opção contra a proposta pelo Governo e que, segundo a LBP, podem diminuir a segurança das populações.

domingo, dezembro 09, 2018

Sistemas de navegação de baixo preço - 2ª parte

Tipicamente, os mapas incluem um conjunto de avisadores que vão desde alarme para velocidade excessiva até limites de altura, passando por mudanças de faixa ou avisos de mudança de direcção, num conjunto bastante completo, mas cuja validade depende muito da actualidade do mapa incluído e das actualizações disponibilizadas.

O receptor de GPS tem um arranque a frio inferior a 42 segundos e a quente inferior a 3, em espaços abertos, e os mapas estão disponíveis em diversas línguas, incluindo as mais comuns, como o Inglês e Francês, mas também na maioria das línguas europeias, incluindo-se aqui o Português ou mesmo o Russo.

Estão disponíveis diversos tipos de visualização, que pode ser em ângulo automático, tridimensional ou vertical, em modo diurno ou noturno, podendo-se fazer variar o conjunto de informações disponíveis, o que permite conjugar da melhor forma o equilíbrio entre a informação e a facilidade de leitura, adaptando-a a cada instante e às várias situações.

Para além de suportar navegação, este tipo de equipamento suporta diversas funcionalidades multimédia, permitindo visualizar vídeos em formatos AVI, MP4, 3GP, WMV, ASF e FLV, com resoluções até 720P, ouvir música gravada em formato MP3, bem como visualizar fotos nos formatos JPG, GIF, BMP e PNG.

sábado, dezembro 08, 2018

Alternativas ao mercado britânico - 1ª parte

Com a possibilidade da efectivação do Brexit, e a imposição de barreiras alfandegárias, que implicarão demoras e custos acrescidos nas aquisições de alguma monta efectuadas a partir do Reino Unido, convém explorar outras possibilidades, nomeadamente entre os países onde uma conjugação de factores, como o elevado nível de vida e um mercado com dimensão importante possam contribuir para a competitividade dos preços.

É aconselhável começar a efectuar este tipo de estudo antes da concretização do Brexit, assumindo que este irá ocorrer e estando preparado se tal suceder, mas também para estarem disponíveis outras opções, o que se torna relevante para efeitos comparativos e para uma melhor percepção dos produtos disponíveis nos vários mercados, bem como do seu posicionamento relativo.

Apesar de ser um dos melhores mercados para adquirir excedentes militares, muitos deles virtualmente novos, apenas considerados como inúteis devido ao termo da Guerra Fria, poucos são aqueles que pesquisam em lojas ou no próprio EBay alemão, algo que se pode dever, em parte, devido a barreiras linguísticas, mas também pela natural apetência pelo popular mercado inglês, onde diversas peças podem ser adquiridas por um excelente preço.

A grande disponibilidade de excedentes tem como consequência preços particularmente competitivos, sobretudo quando se fala de caixas com uma boa capacidade para armazenamento e protecção de objectos de alguma dimensão, reservatórios de combustível, diversos tipos de ferramentas ou mesmo alguns tipos de vestuário, para citar apenas alguns exemplos mais comuns e que se podem encontrar por preços inferiores aos habituais.

sexta-feira, dezembro 07, 2018

Sistemas de navegação de baixo preço - 1ª parte

Apesar de ser favoráveis a equipamentos mais polivalentes, os sistemas de navegação destinados a veículos continuam a ser a preferência de muitos, dado o baixo preço a que é possível adquirí-los, nalguns casos abaixo dos 30 Euros, incluindo portes e cartão de memória, e por satisfazerem as necessidades básicas de navegação e mesmo de uso multimédia.

Sendo de muito fácil utilização, incluindo o suporte adequado ao modelo, que permite colocá-lo com facilidade e removê-lo após o uso, e incluindo cabos para alimentação via tomada de isqueiro e USB, que serve igualmente para alimentação e transferência de dados, não é necessário adquirir acessórios, estando pronto para ser utilizado assim que retirado da respectiva embalagem.

Este tipo de equipamento, que não se baseia em "Android", costuma ter um núcleo baseado em Windows CE, que proporciona as funções básicas e a comunicação com o "hardware", e um conjunto de programas instalados, nativos e inamovíveis, complementados por mapas que, na maior parte dos casos, podem ser actualizados pelo utilizador.

Os modelos mais acessíveis são pequenos, com écrans de 5", 480 x 272, suportando vídeos 720P, semelhante ao de muitos telemóveis, e baseiam-se em processadores com dois núcleos, como o MSTAR2531, dispondo de 8 Gb de memória interna ROM e 128 de memória RAM, o suficiente para o conjunto de aplicações incluídas e para o sistema operativo Microsoft Windows CE 6.0.

quinta-feira, dezembro 06, 2018

Aquecimento para vestuário

Estão disponíveis, por um preço bastante acessível, sistemas de aquecimento eléctrico destinados a vestuário, o que permite converter uma vulgar peça de roupa de modo a agasalhar devidamente o utilizador, num processo simples, que pode ser feito pelo próprio, e cujo custo total fica abaixo da dezena de Euros, custo esse final por dispensar o recurso a pilhas ou necessitar de outros acessórios.

Estes sistemas são, na sua maioria, compostos por diversas superfícies que se aproximam muito, em termos funcionais, de cobertores eléctricos de muito pequenas dimensões, alguns dos quais possuem uma película aderente, activável por calor, como um ferro de passar, o que permite manter um posicionamento fixo de cada peça.

Estas superfícies estão ligadas a um ponto de ligação comum, para onde convergem os diversos condutores eléctricos e de onde sai outro, que termina num conector USB, e se destina ao aquecimento das superfícies que, mantendo o calor, irão proporcionar algumas horas de aquecimento ao utilizador.

Cinco superfícies permite uma distribuição eficaz e equilibrada, com três nas costas, ao longo da coluna, e uma de cada lado do peito, proporcionando um aquecimento adequado, mesmo com base num sistema de muito baixa voltagem e com um consumo de energia insignificante.

quarta-feira, dezembro 05, 2018

A responsabilidade extraviada - 2ª parte

Seguindo a pista dos documentos, outras entidades são envolvidas, como a Direcção-Geral de Energia, bem como a direcção local, mais directamente responsável, sendo evidente que muitos foram os que tomaram conhecimento da situação e, efectivamente, não agiram, numa absurda teia de cumplicidades onde a negligência e a indiferença pela vida humana, que estava manifestamente em risco, são particularmente óbvios.

Não estamos diante de algo imprevisível, nem sequer que carecesse de novos estudos ou perícias, sendo uma situação onde o senso comum, o tipo de percepção que os tribunais têm em conta, diria, imediatamente, que era necessário proceder a uma intervenção, que, numa primeira fase, passaria pelo encerramento da via, no limite autorizando-o apenas, e numa base temporária, a quem não tivesse alternativa.

Também é inexplicável que uma pedreira se tenha aproximado de uma estrada muito para além do que as normas de segurança, e o próprio bom senso, o permitem, algo que só falta de inspecções podem, de alguma forma, permtir, como resultado do que poderá ser uma negligência, mas que, obviamente, carece de uma investigação no sentido de apurar todas as possíveis ramificações.

Igualmente, nos vários casos, não foi possível ao Ministério Público, até à data, formular acusações credíveis e que tenham vingado em tribunal, com a responsabilidade, ou culpa, a perder-se nos meandros improváveis de instituições e gabinetes onde as pistas de perdem na diluição de atribuições, uma vezes partilhadas, outras sobrepostas, que a todos e cada um visam ilibar.

terça-feira, dezembro 04, 2018

Novas funcionalidades no Whatsapp - 2ª parte

A resposta a mensagens fica mais acessível, bastando deslizar para a direita um determinado tópico ou conversação para responder directamente a esta, sendo que esta nova opção ganha maior relevo quando a nível de grupo e se pretende uma resposta pessoal, onde existe um maior preenchimento do écran e aumenta a possibilidade de se gerar alguma confusão.

A possibilidade de recorrer a um "QR Code" como forma de partilhar informação de um utilizador, em vez de digitar os dados, está igualmente em estudo, nada garantindo que venha a ser efectivamente implementada, dependendo da receptividade dos utilizadores e da evolução da popularidade deste tipo de código ou da sua possível substituição por outro mais recente e eficaz.

Naturalmente, para utilizar as opções e funcionalidades mais recentes, deverá ser instalada a versão mais recente do programa, sendo possível que algumas, ainda em testes, apenas estejam disponíveis para um conjunto restrito de utilizadores, nomeadamente aqueles que participem em programas de testes, aceitando utilizar versões menos estáveis do programa como contrapartida de funcionalidades ainda não implementadas nas versões estáveis.

Aqueles que tiverem interesse, podem dirigir-se a este "link" da "Play Store" onde é possível proceder à inscrição no programa de testes do Whatsapp, após o que, a nova versão pode ser instalada, sendo que, na página do programa, aparecerá a menção a uma versão "Beta", ou seja, de teste, que, enquanto o utilizador não desistir do programa, passará a ser a utilizada e a que receberá actualizações, sempre que disponíveis.

segunda-feira, dezembro 03, 2018

A responsabilidade extraviada - 1ª parte

Seja no caso dos incêndios florestais, sobretudo naqueles que, por terem causado vítimas mortais, foram mais aprofundadamente investigados, seja em situações semelhantes à que ocorreu recentemente em Borba, existe um conjunto de traços comuns que, inevitavelmente, terminam na negligência de um conjunto de responsáveis e decisores que, tendo competências legais para tal, falharam em agir.

Em primeiro lugar, em ambos os casos existia um cenário particularmente propício ao ocorrido, convergindo um conjunto de situações naturais e provocadas pela acção humana, para que a probabilidade de um acidente fosse elevada, tendo havido alertas para a situação, mesmo que num nível mais conjuntural no caso dos incêndios, e de forma mais permanente quando falamos das pedreiras.

Nas várias situações, ninguém assumiu qualquer tipo de responsabilidade, menos ainda na medida de tirar consequências, que podiam passar pela demissão ou resignação, sendo raro um pedido de desculpas, mesmo que tal se traduza no assumir difuso, inconsequente e vago de algum tipo de relação com o sucedido.

Por ser mais recente, apontamos para a postura do presidente da câmara municipal de Borba, a entidade que tinha a supervisão sobre a estrada atingida pela derrocada, onde circulavam as 5 vítimas mortais, e que, sabendo do risco, algo comprovado por diversos documentos apresentados publicamente por orgãos de comunicação social, não tomou quaisquer medidas, permitindo que esta via se mantivesse aberta.

domingo, dezembro 02, 2018

Novas funcionalidades no Whatsapp - 1ª parte

No cada vez mais popular Whatsapp, o sistema de comunicação sobre IP mais utilizado em muitos países, e que em muitos casos substitui outro meios de comunicação, incluindo-se aqui redes sociais, têm surgido novas funcionalidades, algumas já disponíveis nas versões mais recentes da aplicação, seja para "Android", seja para iOS, outras já previstas e algumas ainda em estudo, estando a sua concretização dependente da receptividade dos utilizadores.

As chamadas de grupo ficam mais fáveis e intuitivas, deixando de ser necessário efectuar uma chamada inicial para outro utilizador e acrescentando sucessivamente outros participantes, passando a poder ser possível incluir todo o grupo de uma só vez, numa funcionalidade que fica primeiro disponível para os utilizadores de iOS.

Estão disponíveis os populares "stickers, muito usados no Facebook ou no Messenger, e que chegam agora ao Whatsapp, com uma boa variedade disponível no produto, mas a que podem ser adicionados mais, sendo facilmente acessíveis a partir no novo ícone agora disponível perto dos emoji.

Também no iOS já está a ser testada a pré-visualização de vídeos, através da barra de notificações, o que evitaria a sua descarga para que se possa aferir do seu conteúdo, sendo esta uma funcionalidade que pode demorar a ficar completamente implementada, tais as modificações necessárias no programa.

sábado, dezembro 01, 2018

Para um Natal que se avizinha

Apesar de o Natal estar próximo, ainda é possível que alguns pequenos items, mesmo que provenientes da Ásia, cheguem atempadamente, sendo essencial que caibam num envelope, sejam de baixo valor e não possam ser considerados como ilegais, seja pela sua composição, seja por serem contrafeitos, do que pode resultar a sua apreensão ou demoras processuais.

O pequeno "led" para conectores USB, que tem um preço que ronda uma Libra, incluindo portes, permite iluminar o interior de um veículo, colocado, por exemplo, num rádio com porta USB, fornecendo uma boa fonte de luz, mas tendo, como senão, o facto de não dispor de um interruptor, o que implica a sua remoção para o desligar.

Apesar de muito popular, e porque o preço ronda igualmente uma Libra, os adaptadores de tomada USB duplos, com conector de 1.0 e 2.1A que se destinam a ser colocados nas tomada de isqueiro dos veículos, para além de úteis em emergências, permitem a utilização de numerosos equipamentos electrónicos, cada vez mais presentes nos dias de hoje e que, pelo seu consumo, podem necessitar de ser alimentados durante a utilização.

Um pouco mais dispendiosa, custando perto de três Euros, a antena de rádio interna com amplificação é algo de ter em conta sobretudo para quem pratica todo o terreno, evitando assim impactos numa antena exterior, mas revela-se igualmente uma opção a ter em conta face aos amigos do alheio, que tendem a furtar este tipo de equipamento quando demasiadamente exposto.

Nova aplicação da Vodafone para famílias - 3ª parte

Não obtante o interesse desta aplicação, que vai muito para além de uma partilha de acessos e conteúdos tecnológicos a nível familiar, permitindo a gestão de eventos, seguimento de pessoas ou os próprios consumos, a sua integração na plataforma de um operador de comunicações, caso da Vodafone, pode surgir como intrusiva, dependendo da forma como os dados são acessíveis e acedidos.

Assim, mesmo tendo em conta as funcionalidades e as facilidades de gestão do próprio dia a dia doméstico, o que, do ponto de vista prático surge como positivo, a instalação e utilização desta aplicação deve ser equacionada com os mesmos cuidados observados quando se efectuam partilhas numa qualquer plataforma, de forma similar a grupo fechado no Facebook ou no Whatsapp.

Não temos muitas dúvidas que esta aplicação traduz um conceito cada vez mais enraizado, onde a integração predomina e a disponibilização de dados por parte dos utilizadores e um cada vez maior número de entidades dificulta o controle da sua própria privacidade, mesmo quando, tal como o caso, estamos diante de grupos muito pequenos, dado que se desconhece se existirá algum tipo de tratamento dos dados fornecidos.

Os problemas relacionados com a privacidade têm vindo a aumentar e, independentemente da forma como os dados são armazenados e, eventualmente tratados, ou fornecidos ou não a terceiros, o facto é que disponibilizando informação a um cada vez maior número de entidades, a exposição aumenta, mesmo que por intrusão, o que representa um risco presente em todas as aplicações que, como esta, usam dados dos utilizadores, e cuja utilização, portando, deve ser equacionada com a maior cautela.

sexta-feira, novembro 30, 2018

Opera 57 estável já disponível

Está disponível desde 4ª feira passada a versão 57 estável do Opera, o "browser" que temos utilizado, sendo aconselhável a todos os utilizadores que instalem esta actualização, que, após efectuada, deve ter a compilação 57.0.3098.76 ou, caso entretando surja uma nova actualização, uma ainda mais recente.

Para os utilizadores de Netflix, estão presentes novas recomendações específicas, que se juntam às informações que podem ser configuradas na página inicial, e que agora são geridas por um algoritmo mais sofisticado, que tem em atenção gostos do utilizador e a sua localização geográfica e língua utilizada.

A página de configurações fica mais compacta, com acesso simplificado para as opções mais frequentes, tendo sido corrigidos alguns pequenos erros ou situações que incomodavam alguns utilizadores, como a necessidade de remover de destaque ou fazer o "unpin" uma "tab" antes a encerrar.

Esta actualização teve como especial enfase o sistema de notícias, mantendo as mesmas funcionalidades das anteriores e funcionando conjuntamente com as versões para "Android", incluindo-se aqui a versão "Touch", com um maior nível de integração para quem tenha conta no Opera, o que permite partilhar as informações de um "browser" para outro, independentemente da plataforma utilizada.

quinta-feira, novembro 29, 2018

Paineis "Molle" para veículos

O preço dos paineis para o conhecido sistema "Molle", que permite adicionar componentes de forma livre, desde que cumpram os padrões gerais, têm vindo a descer, atingindo valores que ficam abaixo da dezena de Euros, o que começa a tornar apetecível este tipo de solução para quem disponha de material compatível.

Um painel em nylon, disponível em negro, verde e castanho claro, com dimensões de 55 x 37 centímetros pesa apenas 324 gramas e cobre, por exemplo, as costas de um assento ou o interior de uma porta, tendo os cabos de fixação adequados a ser colocado num banco, mas obrigando a algumas adaptações, caso o local de instalação seja incompatível com este.

A capacidade de carga varia de acordo com a qualidade de construção e a distribuição de peso, mas numa organização optimizada, esta poderá atingir os 50 quilos, sendo de ter em conta se os pontos de fixação e o comportamento dinâmico do veículo permitem que este peso seja transportado.

Desde bolsas para os mais diversos fins, como primeiros socorros, documentos ou lanternas, a pequenos sacos ou suportes para distintos equipamentos, existe uma enorme variedade de acessórios que pode ser adicionado nestes paineis e transferido, caso necessário, para uma mochila ou colete, desde que todos usem o mesmo sistema de fixação, o que flexibiliza e compatibiliza muito todo um conjunto de acessórios, que ganham assim uma nova flexibilidade.

quarta-feira, novembro 28, 2018

Nova aplicação da Vodafone para famílias - 2ª parte

Quem dispuser de uma "TV box" da Vodafone pode ainda efectuar a associação desta ao grupo, através do "QR code" fornecido com este equipamento, acendendo assim à totalidade das potencialidades desta plataforma que, naturalmente, pretende promover os produtos deste operador, estimulando assim a adesão.

Existe o acesso aos diversos tipos de recurso disponíveis para plataformas móveis, incluindo rotinas aplicacionais, facto presente nos sistemas de troca de informação ou na referenciação de um dado indivíduo sobre um mapa digital, pelo que esta é uma plataforma que, estando em fase de teste, recorre também a complementos já testados e solidificados.

Numa área mais tecnológica, e que tem mais a ver com o negócio do operador, é possível definir os horários de utilização da Internet de forma individual para todos os dispositivos, incluindo telemóveis, tablets e computadores, bem como os horários de utilização de cada uma das televisões de casa, ou seja, integra muito do que estava presente na aplicação do "Smart Router", disponível há muito.

As funcionalidades de grupo fechado permitem igualmente a partilha de mensagens, fotos e vídeos nas TV e nos dispositivos móveis, de forma semelhante ao de algumas redes sociais, criando, no fundo, uma pequena rede privada familiar, que se pretende estanque e segura, como forma de facilitar a partilha de um conjunto de informações que, em princípio, não será de passar para o exterior.

terça-feira, novembro 27, 2018

Até onde se deve ir para recuperar corpos? - 3ª parte

Em contrapartida, as decisões nesta área seriam menos subjectivas, mais facilmente defensáveis e algum prolongar de operações, para além do razoável, muitas vezes resultantes de decisões que, de alguma forma, pretendem compensar os familiares das vítimas face à incúria de poderes públicos, sejam centrais ou locais, seriam menos frequentes, ultrapassando um mecanismo ilegítimo e ilegal, que em nada diminui as responsabilidades existentes.

Colocamos de lado, intencionalmente, a questão dos custos deste tipo de operação, não por não ser um aspecto relevante, mas tão somente porque consideramos que esta é uma comparação polémica e que desvia a atenção do assunto essencial, podendo-se cair na tentação de uma quantificação objectiva face ao inquantificável que representam sentimentos ou o próprio sofrimento, caindo-se num labirinto que pode acabar em vertentes paralelas, incluindo do ponto de vista legal, os quais, objectivamente, não têm a ver com o socorro, tal como não o tem, directamente, o apurtamento de responsabilidades ou determinação de culpa.

Sugerimos, portanto, aos nossos leitores que se interessam por esta problemática que reflitam sobre ela e, caso assim o pretendam, leiam ou releiam o texto que escrevemos há mais de uma dezena de anos, chamando a atenção para o facto de ter havido alterações neste espaço de tempo, pelo que será de se centrar na essência da mensagem que se pretende transmitir e que consideramos manter a actualidade, reforçando-se a cada dia.

Este é um assunto complexo e melindroso que nunca vimos ser abordado, nem pelo poder político, nem por que participa nas operações de resgate, sendo manifestamente incómodo e, naturalmente, facilmente impopular, mas será uma discussão que se impõe, como forma de prevenir um acidente, eventualmente com consequências graves, que possa ocorrer durante uma missão de resgate e que, nessa altura, leve todos a reflectir, tardiamente, sobre uma realidade há muito conhecida.

segunda-feira, novembro 26, 2018

447 atropelamentos com fuga em 2017 - 3ª parte

A questão económica tem, infelizmente, um impacto severo a vários níveis, com os menos favorecidos a manter veículos antigos e, sobretudo, com escassa manutenção, sendo toleradas situações graves, como, por exemplo, pneus quase sem piso ou travões deficientes, do que decorrer uma manifesta falta de segurança e o aumento da possibilidade de acidentes.

A falta de recursos leva, igualmente, a que o número de veículos sem seguro ou sem inspecção continue elevado, numa cifra negra difícil de apurar, com a probabilidade de fuga a aumentar quando tal se verifica, na ânsia de evitar ser financeiramente responsabilizado pelos danos, patrimoniais ou não, resultantes de um acidente, sendo que, mesmo quando identificados, dificilmente poderão pagar as indemnizações determinadas pelo tribunal.

A péssima rede de transportes públicos, que se degrada diariamente e é completamente incompatível com as necessidades de mobilidade, e com isto não queremos dizer que esta tenha que ser em viatura particular, mas apenas nas condições de conforto e com uma demora consideradas aceitáveis, obriga, em muitos casos, a optar pela mais dispendiosa opção do veículo próprio, a única que, para muitos, permite cumprir os horários a que estão obrigados, independentemente do estado desta e dos riscos envolvidos.

Nesta franja, onde falta de recursos económicos para a manutenção de um veículo e cumprimento das obrigações inerentes à sua utilização dentro do estipulado legalmente, e a impossibilidade de usar transportes alternativos, encontra-se boa parte daqueles que optam por não prestar auxílio, sentindo um tipo de pressão que, de forma alguma, justifica tal atitude, mas que, inevitavelmente, a estimula, criando um cenário que favorece estes comportamentos criminosos.

domingo, novembro 25, 2018

"Google lens" disponível

O "Google lens", a funcionalidade do Google que permite o reconhecimento de objectos em fotografias já está disponível para muitos utilizadores, sendo necessário actualizar o "software" dos dispositivos em que se pretende utilizá-lo para que este fique activo e imediatamente disponível.

O recurso ao "Google lens" é simples, bastando tocar no novo ícon para que esta funcionalidade seja activada, vendo-se pontos a aparecer e desaparecer em diversos locais da imagem, enquanto os vários elementos presentes são identificados, podendo esta identificação ser genérica, como o modelo de um veículo ou um tipo de objecto, ou concreta, determinando a identidade de uma dada edificação ou local, algo que pode ser reforçado pela localização geográfica do mesmo.

Das experiências realizadas, o acerto em modelos de veículos foi excelente, independentemente do angulo, e conseguiu reconhecer modelos de aviões representados por modelos de pequenas dimensões, com sucesso semelhante para edifícios conhecidos, sendo menos eficaz quando se trata de locais mais genéricos, mas a capacidade de aprendizagem da plataforma certamente levará a melhoramentos num futuro previsível.

Naturalmente, existem questões relacionadas com a privacidade, já que o "Google lens" permite uma identificação muito mais rápida de objectos e locais, podendo, de forma quase imediata, estabelecer um conjunto de ligações que, aliadas ao sistema de referenciação geográfica do Google, pode ter consequências complexas, seja em caso de acerto, seja no caso em que se verifique um erro, dando origem a cenários conjunturalmente inexistentes.

sábado, novembro 24, 2018

O "Share GPS" - 2ª parte

Quem tiver configurada uma VPN, seja via WiFi, seja através de dados móveis, pode enviar a localização via TCP/IP, em tempo real e como alternativa a um armazenamento na "cloud", sendo ainda possível recorrer ao próprio "software" para criar comandos NMEA configuráveis e compatíveis com as possibilidades dos diversos equipamentos em uso.

Nalguns equipamentos é possível ver as notificações, que são configuráveis pelo utilizador, mesmo com o bloqueio de écran activo, enquanto, periodicamente, os ficheiros de dados gerados podem ser enviados para um servidor, podendo ser utilizáveis em tempo real, caso se destinem ao "Google Earth" ou "Google Maps".

Para além da versão gratuita, que inclui publicidade e algumas limitações, está disponível uma versão "Premium" do "Share GPS", que é paga, e que tem possibilidades adicionais, para além de não incluir anúncios, suportando múltiplas conexões, notificações parametrizáveis, cópias de localização configuráveis e conexão automática no arranque do equipamento.

Esta não é a única opção para partilhar a informação posicional de um dispositivo móvel para um computador pessoal, estando disponíveis diversas alternativas, podendo, quem pretender uma solução diferente, optar por uma peça de "hardware", que tem um custo de perto de 6 Euros, incorporando um sistema de recepção do sinal de GPS e bastando ligá-lo a uma simples porta USB.

sexta-feira, novembro 23, 2018

Até onde se deve ir para recuperar corpos? - 2ª parte

Não há soluções simples, e menos ainda ideais, sendo que cada caso tem as suas especificidades e envolvência própria, que vai muito para além da realidade objectiva, sendo necessário equacionar todo um conjunto de situações de avaliação muito subjectiva e tão inquantificável como o sofrimento resultante da perda de entes queridos, pelo que o estabelecimento de regras, defenidas e parametrizadas, resulta complexo, no limite impossível.

Apesar destas óbvias dificuldades, face ao tipo de risco presente, que podem agravar o estado dos que já sofrem e trazer sofrimento a outras famílias, e ao tipo de recompensa resultante, que nunca passa de um mero atenuar da dor, esta é uma realidade que deve ser abordada, preferencialmente com alguma distância temporal face a ocorrências deste tipo, e tentando, tanto quanto possível, algum afastamento de casos concretos, que tendem, ao trazer casos pessoais, contaminar o que se pretende ser uma reflexão objectiva.

Estas são situações dramáticas para as famílias e para as populações, sobretudo em núcleos mais pequenos ou isolados, onde o conhecimento entre todos é maior e o relacionamento e interdependências mais intensos, acrescendo, naturalmente, factores como o número e mesmo a tipologia das vítimas, sendo exemplo a presença de crianças ou grupos organizados, e as circunstâncias do acidente, bem como a responsabilidade, numa perspectiva popular e imediatista do mesmo, agravando a complexidade do processo decisional.

Estamos conscientes das dificuldades, e mesmo da penosidade, da aplicação prática, em situações concretas, de um conjunto de determinações, das quais pode resultar a decisão de não proceder ao resgate de um ou mais corpos, algo que temos consciência ser particularmente duro para com os familiares das vítimas, mas que pode, no limite, ser a decisão mais correcta, protegendo a vida de quem a iria colocar em risco sem que das suas acções pudesse salvar a vida de outros.

quinta-feira, novembro 22, 2018

447 atropelamentos com fuga em 2017 - 2ª parte

Tipicamente, será devido à existência de factos que possam, só por sí, consubstanciar um crime ou, pelo menos, uma contravenção, que os automobilistas fogem sem prestar auxílio, sendo que, felizmente, as autoridades policiais têm conseguido identificar muitos deles que, naturalmente, serão julgados pela totalidade dos factos ocorridos, adicionando uma vertente criminal ao que poderia não passar de uma simples infração.

Quando identificados após o prazo durante o qual é possível efectuar a participação ao seguro, surgem novos problemas, com o condutor a ser responsabilizado por eventuais indemnizações, seja directamente à vítima, seja através do direito de regresso, caso a seguradora avanve com a quantia determinada pelo tribunal como indemnização, podendo resultar num sério problema financeiro, que acresce à vertente criminal, e pode subsistir muito após o cumprimento de uma pena.

Naturalmente, independentemente das consequências do acto, a não prestação de auxílio é sempre um crime, particularmente grave no caso de quem esteja envolvido no acidente, mas igualmente para todos quantos, presenciando ou apercebendo-se da existência de uma vítima em dificuldades, não ajudem, na medida das suas possibilidades e dentro dos limites das suas capacidades e da segurança pessoal a que têm direito.

Quando comparado com outros países europeus, Portugal encontra-se francamente atrasado em termos de segurança rodoviária, algo que se deve a inúmeros factores, que vão desde o comportamento dos condutores, passando pelo lamentável estado de muitas vias e indo até ao parque automóvel, particularmente envelhecido, reflectindo assim a disparidade salarial entre o nosso país e aqueles em que se verifica uma menor sinistralidade.