quinta-feira, dezembro 31, 2009

Descodificada a encriptação que protege comunicações móveis - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um telemóvel GSM Intex

Um investigador alemão descodificou os códigos de encriptação utilizados pelos telemóveis com tecnologia GSM, permitindo assim que as comunicações possam ser interceptadas e entendidas.

Mais de 4.000.000.000 de aparelhos em todo o Mundo recorrem ao algoritmo A5/1, desenvolvido em 1987 para codificar as comunicações e proteger a privacidade dos utilizadores da rede, evitando a intercepção de chamadas e a sua audição indevida.

Recorrendo à informação agora existente, com alguns conhecimentos de informática e equipamentos de baixo custo, torna-se possível proceder à intercepção das comunicações, sendo o objectivo desta investigação demonstrar que o código actual, com mais de uma vintena de anos, deveria ser substituido por outro mais eficaz.

Apesar de esta investigação ter sido considerada ilegal pela GSM Association, Karsten Nohl garante que consultou advogados e está seguro da legitimidade do seu trabalho que não foi revelado em toda a sua extensão, de modo a não comprometer a segurança da rede.

Comportamentos de risco persistem em zonas com neve


Image Hosted by Imageshack
Estradas com neve em Portugal

Tem sido visível a forma como numerosos automobilistas portugueses se deslocam em áreas cobertas de neve, sem recorrer ao uso de correntes de neve e menos ainda, disponde de veículos adequados a circular naquelas condições.

O número de veículos, normalmente automóveis adequados unicamente a utilização em estrada, imobilizados sobre a neve, para onde foram deliberadamente conduzidos por motivos meramente lúdicos, continua a ser elevado, muitas vezes desafiando recomendações e mesmo indicações directas de autoridades policiais e da Protecção Civil.

Para além de acidentes, surge a necessidade de desempanar ou desatascar veículos, compromentendo meios de socorro que poderiam estar a desempenhar outro tipo de missão, nomeadamente auxiliando aqueles que, por obrigatoriedade ou imprevisibilidade, necessitem de apoio.

A atitude de quem corre riscos, tendo disso consciência, esperando que, em caso de necessidade seja regastado por meios de socorro que, de outra forma, estariam a desempenhar outras missões, ajudando quem, involuntariamente ou por razões de força maior, disso tenha necessidade, revela falta de solidariedade, insensibilidade e egoismo, colocando em risco, mesmo que moderado, os participantes nas acções de salvamento e quem, por razão da dispersão de meios, demore mais a ser socorrido.

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Efeitos do mau tempo agravado pela intervenção humana - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Efeito do mau tempo em Portugal

O mau tempo dos últimos tempos tem resultado em graves prejuizos em extensas zonas do País, sendo obviamente imputáveis às condições climáticas, mas com efeitos agravados pela intervenção humana, seja na falta de planeamento, seja a nível dos comportamentos.

Com custos estimados em mais de 60.000.000 de euros, mas com efeitos colaterais, como a perda de rendimentos futuros, destruição de meios de produção ou mesmo o efeito psicológico sobre os mais afectados, os prejuizos serão, sem dúvida, extremamente elevados e irão projectar-se ao longo de meses ou mesmo anos.

É manifesto que tem havido alterações climáticas ao longo dos anos mais recentes, facto que, independentemente das causas, é confirmado pelos dados meteorológicos recolhidos, mas os efeitos são potenciados pelas acções humanas, ou pela falta delas, as quais se tendem a pautar pela falta de planeamento, incapacidade de prever adequadamente situações de risco e a sobreposição do imediatismo a uma perspectiva de médio e longo prazo.

A falta de planeamento, a autorização para que se edifique em leitos de cheia, a destruição sistemática de barreiras naturais, o avanço da desertificação, os aluimentos resultandes de incêndios florestais, encontram-se entre os numerosos factores que potenciam o efeito das cheias, resultado em inundações, mesmo em locais onde tal seria, aparentemente, improvável.

Feliz 2010


Image Hosted by Imageshack
Feliz Ano Novo

No final deste ano, desejamos a todos os nossos amigos e leitores um muito Feliz 2010 no qual os vossos desejos se tornem realidade.

Esta é, sobretudo, uma altura de celebração, pelo que não vamos perder-nos em análises do ano que agora terminou nem entrar em previsões para o futuro, optando por deixar, sobretudo, uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

A todos, desejamos um Feliz 2010 com muita felicidade, alegria e paz.

terça-feira, dezembro 29, 2009

Land Rover Defender 90 2010


Image Hosted by Imageshack
O novo Defender 90 de 2010

O novo Land Rover Defender 90, previsto para 2010 tem a sua maior evolução a nível do desempenho do motor de quatro cilindros, com cilindrada de 2.4 litros, uma potência de 90 kW e um binário de 360 Nm, mais utilizável que os modelos anteriores.

Este motor, comum à versão 110, tem o binário máximo pelas 2.000 rpm e mais de 315 Nm estão disponíveis desde as 1.500 até às 2.700 rpm, alargando assim a faixa de utilização do motor, algo essencial em todo o terreno.

Mais de 90% da potência está disponível desde as 2.200 rpm até às 4.350, de modo a facilitar a utilização do veículo em todos os regimes.

O sucessor do conhecido Td5, apesar de uma menor cilindrada e menos um cilindro, tem uma potência semelhante, mas um maior binário e sobretudo uma muito maior facilidade de utilização, evitando alguma brusquidão do motor anterior, a qual se nota sobretudo perto das 2.000 rpm.

Esteticamente, o novo Defender continua semelhante aos modelos equipados com o bloco derivado da Ford, sendo a diferença mais visível quando comparado com modelos anteriores o perfil do capot, que o distingue imediatamente dos Td5, mesmo antes de analizados detalhes exteriores e um interior remodelado.

Monitor de bateria com relógio e termómetro - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
O monitor de bateria com relógio e termómetro

O relógio pode apresentar o tempo no formato de 12 ou 24 horas, inclui alarme e função "snooze", bem como o dia da semana e calendário, sendo alimentado de forma independente por duas baterias LR44 incluidas.

Este modelo inclui uma base rotativa orientável na horizontal em 360º e na vertical em 180º, com um sistema de autocolante que permite uma fixação fácil, sem necessidade de parafusos, bem como um manual de utilizador em inglês.

O equipamento tem 110 x 35 x 45 mm, o cabo de alimentação, para ligação à tomada de isqueiro ou, com adaptação, ao circuito eléctrico do veículo, tem 220 cm e o cabo do sensor exterior de temperatura tem 240 cm.

Caso se opte por uma ligação mais permanente, em vez da ligação à tomada de isqueiro e se consiga um posicionamento adequado da sonda exterior, este poderá ser um modelo a ter em conta, sendo francamente mais barato do que a maioria dos voltímetros dedicados vendidos no mercado.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Versão móvel do Firefox lançada até ao fim de 2009


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Fennec

A primeira versão móvel do "browser" "Firefox", designada por "Fennec" deverá ser disponibilizada ao público antes do fim do ano, após conclusão dos testes.

O novo "browser" será inicialmente instalado num telemóvel Nokia N900, estando previstas versões para as plataformas "Windows Mobile", da Micosoft, e para a "Android", da Google, onde competirá com o "Chrome".

Entre as vantagens do "Fennec" está a sincronização com as versões para computadores pessoais, de modo a que o utilizador mantenha o histórico dos "sites" acedidos, bem como registos, tal como "cookies", facilitando a partilha de informação entre os dispositivos de acesso.

Para os utilizadores de telemóveis inteligentes, esta é uma nova opção a ter em conta, sugerindo-se que se esperem os poucos dias que medeiam até ao lançamento da versão final, evitando assim "upgrades" bem como os erros que tendem a subsistir nas versões de teste.

Neve isola Bragança - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um nevão em Portugal

No caso de Bragança, como capital de distrito, existem recursos locais, embora situações de evacuação sejam sempre de prever, mas em localidades mais pequenas a única opção actual, e a defendida pelo poder central, é a de recorrer a meios móveis, assumindo-se que estes conseguirão chegar ao destino.

Obviamente, é difícil demonstrar que uma evacuação atempada salvou a vida de uma vítima, tal como o é provar que esta teria sobrevivido caso fosse atendida num hospital com meios e equipamentos mais adequados, socorrendo-se os decisores da quase impossibilidade de prova para manter esta opção que consideramos, desde o início, errada.

O mau tempo dos últimos dias, sem ser demasiado severo, voltou a expor a vulnerabilidade de um sistema que se baseia numa mobilidade fictícia, em dados pouco rigorosos e numa cálculo de tempos de percurso irrealistas e que têm pouco a ver com a realidade das vias e menos ainda com a sua eventual intrasitabilidade.

domingo, dezembro 27, 2009

Monitor de bateria com relógio e termómetro - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O monitor de bateria com relógio e termómetro

O último dos modelos de monitor de bateria que apresentamos inclui relógio e termómetro, bem como uma base rotativa ajustável, sendo o mais completo e, obviamente, o mais dispendioso do conjunto, com um preço de perto de 20 euros, incluindo portes para Portugal.

Tal como os restantes modelos, este inclui um écran de cristais líquidos de fundo azul de grandes dimensões onde são apresentadas em simultâneo as várias informações que pode fornecer, sendo configurado por um conjunto de botões na face frontal.

O termómetro mede temperaturas entre os -50°C e os +70°C, apresentando simultaneamente a temperatura interior e a exterior, obtida através de uma sonda, podendo os resultados ser em graus Celsius ou Fahrenheit.

Dependente do termómetro, existe um alarme de gelo, activado quando a temperatura exterior é negativa.

sábado, dezembro 26, 2009

Termómetro digital e relógio


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e relógio

Para além do equipamento que inclui o indicador de voltagem, existem sistemas de termómetro mais baratos, na ordem dos cinco a seis euros, que também possuem relógio.

Este modelo permite ler a temperatura interior e exterior, recorrendo a uma sonda, em graus Célsios e Farheneit num écran de cristais líquidos de grandes dimensões que pode ter fundo ambar ou azul, registando as temperaturas máximas e mínimas.

O relógio, que pode exibir as horas em formato de 12 e de 24 horas, possui alarme e "snooze".

Este modelo tem as dimensões de 92 x 40 x 23 mm, sendo alimentado por duas pilhas AG13, incluidas, ou através de uma tomada de isqueiro normalizada, necessária para iluminar o fundo ambar ou azul.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Noite de Natal


Image Hosted by ImageShack
O trenó do Pai Natal

Hoje, noite de Natal, os momento que passam são para sonhar e para acreditar, pelo que deixamos de parte outro tipo de textos e apelamos sobretudo à meditação.

Também é uma noite para perdoar, para esquecer as mágoas, ultrapassar divergências, sarar feridas e deixar para trás tudo o que é obstáculo à paz e à felicidade e que tantas vezes teimamos em arrastar connosco.

Nesta noite de esperança, desejamos a todos um muito Feliz Natal.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Neve isola Bragança - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um nevão em Portugal

O mau tempo dos últimos dias, para além dos estragos e prejuizos materiais causados, teve como consequência isolar diversas localidades, entre as quais Bragança, que pela sua dimensão merece uma chamada de atenção para a situação ocorrida nesta capital de distrito.

Nos últimos oito dias, houve três quedas de neve em Bragança, sendo que na última os vários acessos ficaram cortados, do que resultou o isolamento da cidade, sendo patente que mesmo vias rápidas ou itinerários principais são vulneráveis em caso de queda de neve.

Para além do IP 4, também as estradas nacionais 203, 315 e 15 ficaram intransitáveis, com os limpa-neves a serem em número insuficiente para manter pelo menos uma via aberta em permanência, situação que, aliada ao mau tempo, dificulta ou impede a evacuação de doentes que necessitem de cuidados médicos inexistentes a nível local.

Esta situação, que se verifica quer na capital do distrito, quer em diversas localidades, em muitas das quais os serviços de atendimento permanentes foram encerrados, passando a responsabilidade para um sistema de transporte de urgência ou de viaturas medicalizadas que intervenham localmente, resulta, em caso de intransitabilidade, numa impossibilidade de prestar cuidados de forma atempada.

Termómetro digital e indicador de voltagem - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e indicador de voltagem

A fixação pode ser efectuada através da base ou, para uma maior facilidade de remoção ou portabilidade, dado este modelo ser compatível com qualquer veículo com circuito eléctrico de 12V, através de uma faixa de velcro, também incluida.

Será, obviamente, a monitorização da bateria que torna este modelo interessante, sendo de estudar a possibilidade de uma montagem mais permanente que não implique usar a ligação da tomada de isqueiro.

A alimentação é feita através de uma tomada de isqueiro de 12V e as dimensões são apenas de 135 x 36 x 23 mm, pesando 110 gramas e o preço no EBay fica abaixo da dezena de euros incluindo portes.

Este modelo tem a vantagem de incluir indicação sobre a voltagem da bateria, que consideramos particularmente útil, mas, infelizmente, não possui relógio, algo que seria interessante e está presente noutros modelos que também possuem termómetro com indicação de temperatura interna e externa.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Termómetro digital e indicador de voltagem - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Termómetro digital e indicador de voltagem

Quando se aproxima a época do Natal, optamos por apresentar algumas sugestões de pequenas prendas úteis e pouco dispendiosas, capazes de contribuir para a segurança e o bem estar dos nossos leitores

O termómetro dá informação sobre a temperatura interior e exterior, para o que existe uma sonda, medindo temperaturas entre os -20 e os +60ºC e emitindo um aviso sonoro e visual quando a temperatura seja negativa

O monitor de bateria emite alarmes em caso de excesso de tensão, superior a 15V, ou quando esta desce abaixo dos 11.5V, sendo a informação igualmente visualizada no "display" de cristais líquidos que pode ter o fundo azul ou ambar.

A carga da bateria é monitorada em permanência e em tempo real, sendo incluido um alarme de voz quando os valores pré-defenidos sejam ultrapassados.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 5ª parte


Image Hosted by Imageshack
Efeito de um sismo

É de evitar circular pelas ruas, seja porque existirão ainda perigos de derrocadas, a possibilidade de réplicas e porque estas devem estar tão desimpedidas quanto possível para que o socorro seja o mais rápido possível.

Também se deve ter o máximo cuidado em termos de segurança com pessoas e bens, porque os momentos de caos podem ser aproveitados para actividades criminosas, nomeadamente para pilhagens ou furtos, que tiram partido da facilidade de acessos, dos cortes de energia e consequente escuridão, caso seja noite, e a falta de comunicações, bem como as dificuldades acrescidas dos serviços de socorro.

Acima de tudo, é necessário calma, bom senso e reflexão, para além de um plano adequado e de um conjunto de equipamentos que estão ao alcance de todos, sendo aconselhável que estes sejam revistos e verificados periodicamente e modificados sazonalmente, de forma a no Inverno incluirem agasalhos e mesmo cobertores ou protecções térmicas.

A ciência ainda não permite antecipar sismos com a antecedência e o rigor necessários para dar alertas antecipados, pelo que, sobretudo para quem vivem em zonas de risco sísmico, estes conselhos poderão ser úteis, prevenindo situações e aumentando as hipóteses de sobrevivência.

terça-feira, dezembro 22, 2009

Extensão de cintos de segurança


Image Hosted by Imageshack
Extensão de cintos de segurança

Por vezes os cintos de segurança dos veículos não possuem a extensão adequada, sendo necessário adicionar uma extensão, a qual deve estar certificada em termos de segurança, de modo a não colocar em risco o ocupante.

Obviamente, deve-se ter o máximo de cuidado na utilização deste tipo de extensão, que prolonga apenas o segmento mais curto do cinto, deixando o cruzamento sobre o passageiro deslocado da posição original.

A extensão de cintos de segurança que encontramos, um exemplo entre muitos, aumenta o cinto original em 330 mm e é compatível com a maioria dos fechos e encaixes normalizados, com um orifício de 12 x 22 mm e um encaixe de 22 mm.

O preço no EBay é de uma dúzia de euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, devendo-se confirmar previamente se é o modelo adquado ao veículo e ao tipo de fecho original.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 4ª parte


Image Hosted by Imageshack
Registo de um sismógrafo

É de realçar que nem sempre é intuitivo para quem está a conduzir ter a percepção de que a perda de aderência, instabilidade, oscilações da direcção e outras reacções imprevisíveis da viatura derivam de um sismo, podendo facilmente ser associadas às condições da via.

Após o sismo é essencial manter a calma, evitando precipitações, e usar o rádio para obter informações e instrucções, sendo de limitar o uso de telemóveis para evitar saturar as comunicações, de modo a que as comunicações de emergência sejam facilitadas.

Em caso algum use fogo, seja para iluminar, aquecer e menos ainda para fumar, dado que podem existir fugas de gás e ocorrerem explosões, devendo-se ainda ter especial atenção a cabos eléctricos caídos.

Os produtos inflamáveis, que incluem combustíveis, álcool, tintas, etc, devem ser limpos ou neutralizados, usando terra caso não haja outra possibilidade, reduzindo o perigo de incêndio ou explosão.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Um Feliz Natal de 2009


Image Hosted by ImageShack
Feliz Natal

Desejamos um a todos os nossos amigos e leitores Feliz Natal, agradecendo a vossa presença, que é a razão de ser deste espaço de reflexão, e esperamos continuar a contar convosco durante o ano de 2010 que aproxima.

O ano de 2009 teve os seus altos e baixos, viveram-se situações complicadas, outras de grande alegria, mas esta é uma época de esperança, de paz e de solidariedade, na qual se torna importante parar e lembrar aqueles que precisam de nós e tudo o que ainda por eles podemos fazer.

Esta época é também para relembrar, tal como em anos anteriores, os que estão sós, os que nada têm, os que esperam pela paz ou anseiam por liberdade, bem como todos os que sofrem ou precisam de consolo, e que estão nesta época, mais do que nunca, nos nossos pensamentos.

Para todos, os mais sinceros votos de Festas Felizes.

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Danos provocados por um sismo

Durante o sismo, caso esteja em casa, será de seguir o plano elaborado, protegendo-se nos locais previstos, mas fora de casa, quando não existe a possibilidade de prever antecipadamente, será de observar algumas regras.

Em primeiro lugar, deve-se manter a calma e observar o local, optando por locais abertos e afastados do mar e de cursos de água, longe de postes de electricidade e de edifícios, sobretudo dos mais altos ou que apresentem sinais de degradação ou de danos.

É de evitar deslocações, exceptuando as estritamente necessárias, mantendo-se longe de estruturas que possam desabar e abrigando-se, se necessário em vãos de portas ou sob estruturas sólidas e que não apresentem danos.

Caso esteja a conduzir, deve-se parar o mais depressa possível, mas sempre afastado de taludes, muros, cabos eléctricos e outros, permanecendo no seu interior, tendo o cuidado de travar o veículo, mas mantendo o motor em funcionamento.

domingo, dezembro 20, 2009

Google prepara lançamento de "netbook"


Image Hosted by Imageshack
Um logo do Chrome OS

Após os rumores do lançamento eminente de um telemóvel inteligente por parte do Google, especula-se agora que um "netbook" poderá igualmente ser parte dos plano desta empresa, instalando o sistema operativo Chrome OS.

Depois do "Nexus One", que será fabricado pela HTC, o fabricante do novo "netbook" ainda está sob consulta, tendo o Google entregue um caderno de encargos com as especificações que considera adequadas a este modelo super portátil.

Quer o "smart phone", quer o futuro "netbook" implementam os conceitos de portabilidade e de independência das aplicações e dados em relação aos equipamentos, os quais se destinam essencialmente a suportar o acesso a uma rede alargada.

Será previsível que o novo "netbook" esteja disponível dentro de um ano, coincidindo com o Natal de 2010, mas ainda faltam detalhes concretos sobre as suas características.

sábado, dezembro 19, 2009

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Ilustração do sismo de 1755 em Lisboa

Locais como as ombreiras das portas, zonas debaixo de traves mestras ou de estruturas sólidas, afastadas de zonas de perigo, como janelas, objectos pesados que possam cair, canalizações que possam rebentar ou outras que se considerem vulneráveis, devem ser cuidadosamente escolhidos com antecedência, evitando o pânico resultante da necessidade de decidir sob pressão.

É conveniente que os objectos mais pesados estejam perto do chão e que se fixem móveis, estantes e outros objectos que possam cair com facilidade, provocando ferimentos.

Deve-se verificar se os sistemas de corte de electricidade, gás e água estão funcionais e são fáceis de activar, tal como será de ter acessíveis telemóveis ou equipamentos de comunicação e os números e formas de acesso dos serviços de socorro.

Prever formas de abandonar o edifício sem usar elevadores, se tal for necessário, verificando qual o melhor trajecto a seguir, sempre tão afastado quanto possível de zonas onde possam cair objectos pesados.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Algumas regras a seguir em caso de sismo - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O efeito de um sismo na Indonésia

O recente sismo ocorrido em Portugal, sem consequências de maior para além de relembrar que o nosso País se encontra numa zona de risco, serve também para recordar que é necessário estar preparado para esta eventualidade, dispondo de alguns meios e conhecendo os procedimentos a adoptar.

É necessário, com antecedência, assumir que a possibilidade de um sismo existe e preparar um plano a seguir em caso de emergência, o que implica uma conversa com todos os elementos de cada agregado familiar de modo a acertar procedimentos.

É essencial dispor de alguns meios, que incluem lanternas, que necessitam de ser verificadas periodicamente, extintor de incêndio, estojo de primeiros socorros e um conjunto de víveres, que incluam uma reserva de água potável e enlatados, os quais devem igualmente ser verificados de modo a avaliar da sua validade.

Também é necessário ter um plano, que implica verificar quais os locais mais seguros da habitação, quem os irá ocupar caso seja necessário dispersar os elementos de uma família, bem como pontos de encontro, caso seja necessário abandonar a casa.

Homologar pneus num Land Rover Defender - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Pneus largos num Defender

Assim, um pneu com perto de 800 mm, como os 33x12.50 que temos, encontra-se dentro dos limites estipulados, podendo dispensar a alteração do sistema de velocimetro do Defender, o que pode implicar mexer nos carretos.

É de lembrar que ao mexer no conta-quilómetros para o aferir com novos pneumáticos, este deixa de contar correctamente a velocidade com as restantes medidas homologadas, mas aparentemente ninguém se preocupou muito com este efeito colateral.

O Laboratório de Tecnologia Automóvel (LTA), com instalações em Braga e Santarém, é uma das entidades que podem proceder às verificações e certificações que permitam introduzir nos documentos do veículo as novas medidas de pneus, emitindo uma declaração que será entregue no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Será com base na declaração que o IMTT procederá à emissão de novos documentos com a averbação da nova medida de pneus, de modo a que o veículo possa circular legalmente e ser aprovado nas Inspecções Periódicas Obrigatórias sem problemas.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Homologar pneus num Land Rover Defender - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Pneus largos num Defender

A Land Rover é uma das marcas que oferece maior resistência na aceitação de medidas de pneus não homologados originalmente, obrigando os proprietários de veículos da marca que pretendam utilizar legalmente pneumáticos com medidas diferentes a um longo e dispendioso processo de resultado algo incerto.

São condições para homologar pneus que estes fiquem no interior da cava das rodas e que estas se encontrem em bom estado, que não toquem em nenhuma peça ou estrutura e que o conta-quilómetros continue a marcar correctamente a velocidade.

No caso dos Defender 90 encontram-se homologados, entre outros e dependendo do modelo exacto, pneus 265/75R16 e 235/85R16, com diametros nominais de 803,9 e 805.9 mm respectivamente, pelo que um pneu com uma altura de entre os 770 e os 840 mm estarão dentro do limite dos 5% relativamente a um erro de velocímetro.

Esta margem de erro de 5% é, na verdade, inferior ao de muitos automóveis, onde surgem diferenças que bem podem chegar aos 10%, mas é compreensível que no caso de modificações se imponham limites mais apertados.

Para-lamas extra-largos para Defender - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os para-lamas extra-largos para Defender

O modelo que escolhemos para permitir homologar os pneus 33-12.50 que equipam o nosso Defender têm mais 55 mm do que o normal e incluem todos os parafusos e demais acessórios necessários à sua fixação, após a remoção dos para-lamas de origem.

O próprio material plástico é um GRP muito mais sólido e rígido que o original, algo essencial dadas as maiores dimensões e vulnerabilidade acrescida, sendo a substituição das peças originais algo fácil de ser efectuado, não obrigando a equipamentos específicos.

Os preços são extremamente variáveis, indo desde a centena de libras, mais portes que pagamos até perto de duzentos e cinquenta euros, pelo que se justifica uma pesquisa e mesmo alguma demora no sentido de conseguir o melhor preço, dado que as diferenças envolvidas são muito substanciais.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Adobe Reader é o programa mais vulnerável segundo a iDefense


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Adobe Reader

O Adobe Reader, um programa destinado e ler documentos no popular formato PDF foi considerado pela iDefense como o "software" mais inseguro, ao apresentar um total de 45 vulnerabilidades diferentes, o triplo das descobertas o ano passado.

Este programa gratuito está instalado numa enorme percentagem de computadores, tornando-os vulneráveis a diversos tipos de ataque, ultrapassando assim outros produtos igualmente considerados como potencialmente perigosos em caso de ataque, como o Internet Explorer, Media Player ou o próprio Office da Microsoft.

Obviamente, para além das fragilidades do próprio programa, o facto de estes estarem muito disseminados e se destinarem a abrir ficheiros, muitas vezes de proveniencia desconhecida, aumenta em muito a sua vulnerabilidade e torna-os alvos preferenciais, sendo-lhes dedicado um tempo superior ao de outros produtos.

Apesar destas vulnerabilidades, o maior perigo resulta da falta de atenção dos utilizadores, que muitas vezes ignoram regras básicas de segurança, desleixam a instalação e actualização de programas como os anti-vírus ou "firewalls" e adoptam comportamentos de risco, visitando "sites" onde é previsível que se encontrem alojados vírus.

SIV podem ficar sem enfermeiros - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância do INEM

Todos este enfermeiros podem ser substituidos nos seus locais de origem, ficando assim sem o seu lugar no Serviço Nacional de Saúde e correndo o risco de não ficar no INEM, pelo que, face a esta instabilidade a opção tem sido a de regressar aos seus postos defenitivos, mesmo que daí resulte a imobilização das SIV.

No entanto, para além da falta de contratos, também os efectivos são insuficientes para assegurar os turnos completos, para o que cada ambulância SIV necessita de 5 enfermeiros, podendo apenas estar atribuidos actualmente entre quatro e dois.

Desta situação resultam turnos anormalmente longos, resultando num maior risco de acidente e menor eficácia no desempenho das missões, mas também a impossibilidade de manter a SIV operacional caso um dos elementos da equipa não esteja disponível, caso que pode acontecer por inúmeros motivos profissionais ou pessoais.

Após o encerramento de numerosos serviços de atendimento permanente, que consideramos um erro absurdo, nem mesmo a substituição por meios de socorro parece merecer o investimento e a atenção necessária por parte de entidades que continuam a misturar diversos conceitos e a ignorar as reais necessidades das populações, sobretudo as que estão mais isoladas e que, tendencialmente, são mais idosas e vulneráveis.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Telemóvel do Google previsto para 2010


Image Hosted by ImageShack
O telemóvel do Google

Está previsto para 2010 o lançamento do telefone inteligente ou "smartphone" do Google, que correrá o sistema operativo "Android", desenvolvido pelo próprio Google e será construido pela HTC.

O novo modelo, ainda em fase de testes, já terá sido distribuido a alguns funcionários da empresa espalhados por todo o Mundo, que assim colaboram no desenvolvimento de novas funcionalidades e eliminação de erros, contribuindo para uma maior adequação a cada mercado específico.

Ainda existem poucos detalhes, mas as pistas apontam para um equipamento visualmente parecido com o iPhone da Apple, écran táctil e será designado por "Nexus One", sendo intenção do Google vender o "smartphone" via Internet e não associado a operadoras.

Os rumores de que o Google iria lançar um telemóvel existem há muito e a escolha da HTC não surpreende, dado já ter lançado outros modelos baseados em "Android", esperando-se que o preço seja convidativo e que as operadoras não imponham entraves ou restrições no uso deste equipamento.

SIV podem ficar sem enfermeiros - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Novas ambulâncias do INEM

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) já alertou para a possibilidade de as ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) poderão ficar sem enfermeiros, caso não sejam rapidamente integrados nos quadros da instituição que servem em regime de requisição.

Sem um concurso que promova a sua passagem para o INEM, ou a conclusão rápida do processo iniciado em Março e que continua sem fim à vista, caso estes enfermeiros não regressem aos respectivos hospitais de origem poderão perder o emprego.

O concurso iniciado em Março visava regularizar a situação de 80 dos 130 enfermeiros requisitados para as SIV, essenciais para manter operacionais estes meios que em muitos casos visam compensar o encerramento de serviços de atendimento permanente no Interior do País, mas um parecer jurídico considerou o processo ilegal.

Caso o segundo parecer, que deverá estar pronto até ao final do ano aponte no mesmo sentido, o concurso será anulado e terá que ser iniciado um novo processo com a brevidade possível, sem o que a possibilidade de haver uma perturbação séria do serviço é mais do que evidente.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Para-lamas extra-largos para Defender - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Os para-lamas extra-largos para Defender

Legalizar pneus de dimensão superior ao homologado pela marca é, neste momento, possível, mas implica que diversas condições técnicas sejam satisfeitas, de modo a que o processo de inspecção e posterior homologação tenha sucesso.

Uma das condições é a de o erro do conta quilómetros ser inferior a 5%, algo que, efectivamente, nem sempre se verifica nos veículos com pneus homologados, obrigando a efectuar ajustes nos carretos.

Outra condição é a de os pneus não excederem os limites do veículo, sendo ilegal que saiam para o exterior do mesmo, o que pode implicar a substituição dos guarda-lamas em plástico dos Defender por uma versão mais larga.

Existem diversos fabricantes destes guarda-lamas, produzindo-os em diversos modelos e com qualidades completamente díspares, existindo versões em plástico GRP de uma solidez muito superior à do modelo de origem.

Descrepância entre mortos na estrada do Governo e da Medicina Legal é 55% - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um acidente rodoviário

Basicamente, será impossível que os números do IML estejam errados, ou, no limite, que o sejam por uma margem significativa, pelo que temos que considerar que a falha estará do lado do MAI, no que aparenta um interesse em anunciar menos vítimas do que as realmente existentes.

Naturalmente que a redução de vítimas de acidentes rodoviários, apesar da sua redução. não corresponde aos números do MAI, nem será de imputar ao Governo toda a responsabilidade pelo facto, algo que é evidente perante as constantes atitudes de risco que todos podemos testemunhar, mas a distorsão deve ser condenada.

A alteração da forma de contabilização há muito que deveria ter sido alterada, incluindo todos quantos, num período razoável, como o de um mês, falecem em consequência de um acidente, mas seria mais correcto haver um seguimento efectivo com um horizonte temporal mais alargado.

A realidade portuguesa, para além de todas as estatísticas, continua a ser verdadeiramente trágica, com números que, apesar da evolução dos últimos anos, são muito superiores à da maioria dos países da Europa Ocidental e merecem muito pouca reflexão por parte de todos quantos não são directamente atingidos.

domingo, dezembro 13, 2009

Gmail já pode ser acedido offline


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Gmail

Disponibilizada há um ano pelo Google Labs, a aplicação que permite utilizar as funcionalidades do Gmail em modo "offline" passou a fazer parte integrante desta plataforma de correio electrónico.

A nova ferramente permite aos utilizadores do Gmail acederem a um conjunto limitado de funções de correio electrónico, como escrever, ler, pesquisar ou organizar mensagens sem estar ligado à Internet.

Durante o ano de disponibilidade como ferramenta experimental, esta aplicação foi das mais apreciadas pelos utilizadores, pelo que passou a fazer parte integrante da plataforma do Google e extendida a todas as caixas de correio.

Apesar de o conjunto das aplicações Google serem destinadas a operar "on-line", a possibilidade de funcionarem sem ligação activa à Internet é relevante, podendo ser mais uma vantagem sobre os seus rivais.

sábado, dezembro 12, 2009

Descrepância entre mortos na estrada do Governo e da Medicina Legal é 55% - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um acidente rodoviário

A contabilização entre os números de mortos na estrada contabilizados pelo Governo e pelo Instituto de Medicina Legal (IML) vem confirmar, mais uma vez, a ocultação de um significativo número de vítimas de acidentes rodoviários.

A Segurança Rodoviária, dependente do Ministério da Administração Interna (MAI), anuncia apenas 622 mortos em acidentes rodoviários, enquanto o IML autopsiou um total de 969 mortos da mesma proveniência, o que representa uma diferença superior a 300 vítimas e um aumento de mais de 55% sobre os dados governamentais.

Portugal continua a ser um dos poucos países da União Europeia que considera como mortos em acidentes rodoviários apenas as vítimas que dão entrada já cadáver nos hospitais, aplicando depois um coeficiente de 14% que, supostamente, irá corresponder ao número de falecimentos posteriores.

Manifestamente, este factor é irrealista, pois aplicando esta correcção o número de vítimas seria de 709, a 160 de distência dos números do IML que, em princípio, deverão ser rigorosos dada a forma como são recebidos os cadáveres e a forma científica como são autopsiados.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Marcha contra as taxas nas áreas protegidas - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área protegida

Assim, cabe aos interessados, caso o ICNB, por critérios que a ele pertencem, considere necessário uma avaliação no local do impacto da actividade, podendo o montante atingir os 1.000 euros, quantia estabelecida como limite máximo.

Estas regras são aplicadas a todos os interessados, incluindo montanhistas, escaladores, praticantes de desportos motorizados, caçadores e até prevê o uso de actividades pirotécnicas, algo absurdo neste tipo de espaços.

Esta portaria absurda encontra-se suspensa desde a semana passada, mas exige-se a revogação da mesma, dado constituir um obstáculo ao usufruto de espaços naturais que a todos pertencem e a contribuir para o isolamento e abandono dos mesmos.

Convidam-se todos os amantes da Natureza a participar nesta iniciativa, ou noutras que visem os mesmos fins, de modo a que as áreas protegidas estejam, dentro de regras razoáveis, acessíveis a todos, algo que é essencial não apenas para a sua sustentabilidade, como para a sua protecção.

Fire Pro 2009 começa hoje em Águeda


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Realiza-se a partir desta sexta-feira em Águeda, por iniciativa dos Bombeiros Voluntários locais, o encontro internacional Fire Pro 2009, contando com a presença de mais de uma centena de especialistas provenientes da Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, República Checa e Portugal.

Nas sessões que decorrerão de sexta a domingo no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda, serão debatidos diversos temas relacionados com o combate aos fogos, de modo a que os participantes partilhem experiências e técnicas, enquanto no exterior haverá uma exposição de veículos e equipamentos.

Em simultâneo decorrerão cinco "workshops" que abordam temáticas nas áreas de organização inicial de teatros de operações, segurança no combate a incêndios florestais e comportamento do fogo, fogo de supressão, busca e salvamento, e condução fora de estrada.

Este evento conta com apoios institucionais, entre eles o da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estando presente o comandante nacional de operações de socorro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Escola Nacional de Bombeiros e da Câmara Municipal de Águeda.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Marcha contra as taxas nas áreas protegidas - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área protegida

Vai-se realizar no próximo dia 12 de Dezembro uma marcha silenciosa que visa protestar contra as taxas a pagar para organizar actividades que impliquem aceder aos espaços naturais protegidos na dependência do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

A iniciativa decorre em Braga, com concentração pelas 09:00 junto do Arco da Porta Nova e precorrerá diversas artérias da cidade, terminando na Avenida Central, tendo a organização solicitado que os participantes enverguem roupas pretas ou usem uma fita negra no seu bastão.

O objectivo é revogar a Portaria 1245/2009, que estabelece taxas a apgar para aceder às áreas dependentes do ICNB, os quais limitam severamente os acessos e criam obstáculos quase instansponíveis à prática de diversas actividades.

A legislação constante da portaria visada estabelece um montante de 200 euros apenas para que o ICNB aprecie o pedido, que pode ser algo tão trivial e inócuo como um simples passeio a pé para observar a Natureza, organizado por um simples clube, mas que pode atingir valores ainda mais absurdos caso haja deslocações de técnicos ao local.

Correntes de neve - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um modelo de pneus de neve

Lembramos que as correntes de neve não são universais, destinando-se a dimensões de pneus específicas, sem o que são impossíveis de ajustar devidamente, convertendo-se elas próprias numa autêntico perigo para o veículo e respectivos ocupantes, bem como para os demais utentes da via.

Os preços dos conjuntos de correntes são bastante variáveis, dependendo das dimensões e da espessura dos elos, que podem ir desde os 9 até aos 16 mm, para usar medidas típicas, com os modelos de maior dimensão e complexidade a serem destinados a veículos de maior porte ou aos todo o terreno.

Como consequência, os preços variam substancialmente, podendo ir desde menos de cinquenta euros, com os modelos mais dispendiosos a ultrapassar facilmente os cem, nomeadamente quando destinados a veículos todo o terreno com pneus de maior dimensão.

O resultado é mais um problema orçamental, quando se trata de equipar uma pequena frota, sabendo-se que a disponibilidade financeira dos corpos de bombeiros é reduzida e o desgaste deste tipo de material, dependendo das situações e circunstâncias de uso, tende a ser elevado e obrigar a substituições periódicas.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Autostyle Head Up Display com GPS


Image Hosted by Imageshack
O Autostyle Head Up Display

O Autostyle Head Up Display com GPS é um equipamento multifunções que se destina a projectar sobre o parabrisas a velocidade de um veículo, podendo em simultâneo enviar comandos NMEA para um computador portátil ou PDA via "bluetooth".

Este equipamento recebe informação relativa à velocidade via GPS, podendo servir de avisador de excesso de velocidade e como substituto de um receptor de GPS convencional que envie dados por "bluetooth".

Como forma de alimentação, está incluido um cabo adaptador USB que permite ligar à tomada de isqueiro do automóvel, sendo também fornecido um tapete antiderrapante para facilitar a fixação do equipamento.

Por perto de 120 euros, incluindo portes, este modelo da Autostyle é francamente mais dispendioso que um GPS convencional, pelo que, a menos que haja interesse na função de projecção da velocidade, este será um modelo cuja aquisição dificilmente se justificará.

Acidente com chuva fere 3 bombeiros - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância acidentada

As ambulâncias, eventualmente com raras excepções, são veículos de estrada, destinadas a efectuar percursos em asfalto, com condições climáticas moderadas, tendo as características de condução inerentes aos veículos de médio porte, cujo centro de gravidade é elevado e são vulneráveis a ventos laterais.

Por outro lado, a própria intervenção no local assume contornos de maior risco, com a possibilidade de o pessoal de socorro poder ser atingido por veículos em despiste, tal como sucedeu recentemente perto de Aveiro, onde diversas viaturas dos bombeiros foram danificadas quando um condutor perdeu o controle do automóvel que conduzia.

Desta forma, o risco é mais do que duplicado, acrescendo a possibilidade real de a missão ser interrompida, mesmo que sem danos para os intervenientes, obrigando à mobilização de novos meios, que poderão estar mais distantes, serem menos adequados e, o que é mais grave, não chegaram atempadamente ao local onde a sua presença é solicitada.

Este é um assunto que, infelizmente, estamos convencidos que irá ser repetidamente abordado nos próximos meses, levando a reequacionar políticas, em termos gerais, mas também casos concretos onde a introdução de alguns equipamentos ou dispositivos poderá ser decisivo para reduzir os riscos inerentes a este tipo de missão.

terça-feira, dezembro 08, 2009

Correntes de neve - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um exemplo de correntes de neve

Circular na neve obriga a pneus adequados, algo que tende a ser dispendioso se incluirmos as jantes, ou ao uso de correntes de neve, situação mais acessível, mas nem sempre a mais prática e que implica aquisições algo volumosas.

A falta de disponibilidade de correntes de neve para uso generalizado, mesmo em zonas ou locais de queda de neve, continua a fazer-se sentir, afectando tanto os meios de socorro como os veículos particulares, que assim terão maior probabilidade de acidente ou, simplesmente, de ficarem retidos, obrigando a uma evacuação.

Mesmo havendo disponibilidade, o recurso a correntes de neve implica instalação prévia, caso se queira evitar a situação de as colocar após um pedido ou o surgimento de uma situação, do que decorrem demoras por vezes inaceitáveis, obrigando, eventualmente ao esforço suplementar de as colocar e remover conforme o estado das estradas na região.

Em zonas mistas, onde apenas parte das vias requerem o uso de correntes, a situação pode ser ainda mais complexa, obrigando a escolher quais os meios que as devem ter instaladas e quais os que não devem, limitando posteriormente a escolha daqueles que poderão desempenhar missões numa e noutra área.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Almoço de Natal da Land Lousã


Image Hosted by Imageshack
Um Land Rover na Lousã

Realiza-se no próximo Domingo, dia 13 de Dezembro, o almoço de Natal da LandLousã, com o objectivo de auxiliar a comunidade juvenil de S. Francisco de Assis de Olho Marinho, em Vila Nova de Poiares.

O almoço terá Restaurante Encosta da Seara, na Vila de Goís, que tem uma capacidade de 60 lugares, pelo que a inscrição deve ser feita com a brevidade possível para o endereço de correio da LandLousã.

Solicita-se aos participantes que levem brinquedos, roupas e calçado que já não utilizem ou material escolar como cadernos, lapís ou canetas que possam tornar mais feliz o Natal dos jovens da comunidade de S. Francisco de Assis.

Acidente com chuva fere 3 bombeiros - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância acidentada

Apesar de ter resultado apenas em feridos sem gravidade, embora com elevados prejuizos materiais, o acidente com uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com tripulação de bombeiros de Vila Pouca de Aguiar obriga a recordar os riscos inerentes às missões de socorro.

A ambulância do INEM despistou-se em Vila Meã, quando seguia para Barbadães de Baixo, tendo colidido com duas viaturas estacionadas na berma da Estrada Nacional 2, após ter entrado em despiste numa estrada com piso molhado.

A chegada do Inverno, com chuva, gelo e neve, aliadas a condições de visibilidade menos favoráveis e a um maior desgaste do pessoal e das próprias viaturas propicía este tipo de acidentes e o aumento das distâncias a percorrer incrementa a probabilidade de haver problemas a vários níveis.

Surgem duas situações evidentes, sendo uma o treino para conduzir com a velocidade possível e a segurança aceitável nestas situações de transitabilidade, mas também a dos equipamentos necessários, que implicam dispor de veículos equipados de forma adequada.

domingo, dezembro 06, 2009

Bing Maps com Streetside rivaliza com o Google Street View


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Bing Maps

Associado ao Bing, o motor de pesquisa da Microsoft, surge o rival do Google Maps, que foi designado, com alguma naturalidade, por Bing Maps, incluindo o serviço Streetside, que é o equivalente do seu competidor Street View.

Uma ligação ao Twitter permite visualizar no mapa o local de onde é enviado cada mensagem afixada neste serviço, sendo esta uma inovação face ao Google Maps, mas falta ainda a enorme extensão de aplicações que permitam ao producto da Microsoft uma expansão rápida.

A popularidade de um sistema de mapas depende por um lado dos dados disponibilizados e da sua actualidade, mas também da adesão de quem desenvolve aplicações que tirem partido da informação disponível e do suporte para dispositivos, como os receptores de GPS.

Com o Google Maps e Earth cada vez mais populares e servindo de base a numerosas aplicações e sistemas, será enorme o esforço que a Microsoft terá que fazer para competir num mercado crescente onde existe uma enorme predominância de um produto gratuito e de qualidade inegável.

sábado, dezembro 05, 2009

Bombeiros querem mais segurança contra agressões - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância dos bombeiros de Miranda do Douro

É também de equacionar a questão do apoio jurídico, que nunca deverá ser suportado pelos próprios elementos do socorro e sim pelo Estado, de forma a que estes não sejam duplamente penalizados, tendo que custear o processo decorrente da missão que desempenhavam.

Obviamente, caso o pedido de socorro seja interpretado como decorrente de uma agressão, é mais do que expectável que estejam no local forças policiais, capazes de oferecer um grau de protecção aceitável, mas nem sempre existe uma identificação correcta das circunstâncias e menos ainda quando o alerta é dado por terceiros, podendo surgir situações complicadas.

Naturalmente que a possibilidade de serem os elementos de socorro no local a pedirem apoio faz todo o sentido, tal como, aliás, é direito de qualquer cidadão que se sinta ameaçado, sendo que o uso de um canal de emergência comum às forças policiais pode facilitar a comunicação e diminuir o tempo de resposta.

Os sistemas de localização pessoal com botão de pânico com comunicação simultânea com a central de socorro e a das forças policiais podem, igualmente reduzir o tempo de intervenção, enviando automaticamente a posição dos intervenientes e mantendo em aberto uma comunicação de voz, o que permite acompanhar permanentemente a situação.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Defender 90 roubado no Porto


Image Hosted by Imageshack
Foto do Defender roubado

Na noite do dia 30 Novembro, entre as 23:45 e a 00:45 um Land Rover Defender de 1996 com a matricula 02-60-HC desapareceu da rua atrás da Casa da Musica, Rua Ofelia Diogo Costa, junto à Rotunda da Boavista no Porto.

O Defender é azul e com a capota branca, tem dois autocolantes na parte traseira do lado direito um que diz "krav maga" e o outro diz "jabardolas" e tem um porco desenhado neste ultimo.

Tem também um guincho à frente por baixo da matricula, com uma escada na parte de trás, não tem o pneu pendurado na porta de trás e as jantes são cinzentas.

Caso seja avistado, agradece-se que contactem Inês Castro, através do mail ou do telemóvel 916381733 ou avisem as autoridades policiais.

Bombeiros querem mais segurança contra agressões - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância do INEM

O homícidio de uma mulher dentro de uma ambulância, na sequência de crimes de violência doméstica levou a Liga dos Bombeiros Portugueses a equacionar a segurança do pessoal de socorro em situações de criminalidade.

Não sendo um caso típico, antes pelo contrário, devido a um conjunto de circunstâncias invulgares e lamentáveis de que se reveste, a questão da segurança do pessoal de socorro volta a ser analisada à luz da realidade actual.

A legislação actual permite solicitar a comparência de forças de segurança em caso de necessidade ou quando tal seja previsível, mas este pedido tem que ser feito através do quartel e não pelas tripulações, do que resulta a perda de tempo precioso e um risco acrescido para quem está no terreno.

Por outro lado, os casos de violência envolvendo terceiros têm vindo a aumentar, situação essa que não se encontra devidamente previstas nos actuais seguros, os quais se centram nos acidentes expectáveis durante a actividade de socorro e não a nível da criminalidade de que quem participa nestas operações pode ser alvo.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Passeio de Natal da Landmania 2009


Image Hosted by Imageshack
O cartaz da actividade



Realiza-se em Gouveia, junto à Serra da Estrela, no próximo dia 5 de Dezembro, o passeio de Natal da Landmania, com o seguinte programa:

09h30 - Concentração e Partida junto à Câmara Municipal de Gouveia.
12h00 – Mata-Bicho no Vale do Rossim
14h45 – Fim do percurso TTT junto à Câmara Municipal de Gouveia
15h00 - Apresentação do projecto "Limpar Portugal" no Teatro Cine de Gouveia
15h15 - Apresentação da Miniatura do Museu da Miniatura Automóvel
16h00 – Lanche "Ajantarado" no Restaurante "O Albertino", em Folgosinho

O percurso é acessível aos vários modelos de Land Rover, mesmo sem preparações específicas, sendo a maior dificuldade previsível a eventualidade de haver neve.

Este é o primeiro de diversos convívios e eventos desta quadra natalícia que iremos anunciando nestes dias em que a época festiva se aproxima e os clubes e adeptos do todo o terreno vão organizando como forma de comemoração desta época.

Cabo de diagnóstico ODB2 - 4ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um sistema de programação de ECU's

O preço destes conjuntos, que podem incluir quase uma vintena de milhar de conteudos de memórias, é extremamente variável, mas por um valor que ronda a dezena de euros pode-se adquir o suficiente para reprogramar uma grande percentagem dos veículos actualmente em circulação, pelo que é, inclusivé, possível equacionar uma actividade comercial.

A utilização destes recursos é simples, requerendo, no entanto, uma extrema atenção porque carregar o programa de gestão errado pode desde imobilizar o veículo até danificá-lo, passando por introduzir um comportamento errático ou ineficaz.

Também aconselhamos a, antes de proceder a qualquer gravação, fazer uma cópia de segurança do conteúdo original, de modo a que possa ser reposta caso a nova programação se revele ineficaz ou incorrecta.

Para utilizações não profissionais, nas quais o custo seja decisivo, esta é uma opção que recomendamos a todos quantos queiram intervir a nível dos conteúdos do sistema de diagnóstico e gestão dos veículos mais recentes.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
O conversor de OBD para "Bluetooth"

O programa ou programas a utilizar dependem, obviamente, do objectivo a alcançar, que pode ir desde uma simples análise e limpeza de erros de diagnóstico até uma reprogramação completa através do envio de um ficheiro contendo uma programação nova para a unidade de gestão.

A utilização deste dispositivo é extremamente simples, bastando instalar o programa de suporte e, seguidamente, ligar os cabos, após o que, com o recurso a um dos programas disponibilizados, se pode dar início ao reconhecimento do conteúdo da unidade de gestão do veículo.

Existe ainda uma versão equivalente onde o conector USB é substituido por uma ligação sem fios "bluetooth", o que se revela mais prático em termos de utilização mas pode ter limitações num ambiente de trabalho onde existam numerosas interferências electromagnéticas ou demasiados dispositivos de comunicações a operar.

Existem disponíveis em diversos "sites", entre os quais o EBay, CD's ou DVD's com enormes colecções de programas e, sobretudo, com o conteúdo das memórias dos automóveis, incluindo entre elas versões originais e modificadas.

Suicídio - algumas considerações - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma povoação no Alentejo

Em áreas economicamente mais deprimidas e despovoadas, como o Alentejo, o número de suicídios entre os mais idosos revela-se mais elevado do que no restante país, podendo ainda encontrar-se uma possível explicação derivada das diferenças em termos de convicções religiosas.

A influência da religião católica no Alentejo e Sul do país é manifestamente menor, e a condenação do suicídio, facto que implica um estigma social não apenas para quem o pratica, mas que recai sobre a própria família, tende a condicionar e contrariar esta opção.

A ideia de que quem já não consegue ser útil a sí próprio ou aos outros deve desaparecer, alicerçada em tradições populares e mesmo na expressão literária, continua a existir, com especial incidência em zonas empobrecidas, onde uma redistribuição dos parcos recursos existentes por um menor número de consumidores pode, em teoria, resultar numa melhor qualidade de vida dos sobreviventes.

Esta vertente, que resulta de um misto de racionalidade, mesmo que a conclusão esteja errada, e de factores psicológicos, que incluem os componentes mais habituais, mas onde o desespero é normalmente mais ausente, resulta em actos de suicídio sobretudo entre os mais idosos habitando em regiões deprimidas, com especial incidência para aqueles que perderam o companheiro(a) de uma vida.